Espaço Criança Esperança promove Festival de Artes no Sesi de Jaboatão

Na tarde de quarta-feira (01) aconteceu, no Sesi de Jaboatão, o 1º Festival de Artes do Espaço Criança Esperança. O evento contou com a participação de várias escolas públicas de Jaboatão, que apresentaram diversas atividades culturais no salão teatral. O evento foi realizado em comemoração à chegada do Criança Esperança na cidade. O projeto da Rede Globo, coordenado em Pernambuco pela Universidade Católica de Pernambuco, conta com o apoio da Unesco e da Prefeitura de Jaboatão.

O festival foi a última etapa de um concurso cultural que havia começado nas escolas da região. As melhores apresentações foram escolhidas para participar do evento.

O Sesi de Jaboatão foi escolhido pelo Criança Esperança para ser um espaço de cultura e incentivo artístico para alunos do ensino público da cidade. O festival marcou o início de vários trabalhos culturais que estão programados para o espaço.

O evento contou com a presença da secretária de Promoção Humana de Jaboatão, Socorro Araújo; do sargento do 14º Batalhão do Exército de Socorro, Eduardo Jorge; do coordenador de Comunicação Social da Rede Globo Nordeste, Ronan Drummond;  e do coordenador geral do Espaço Criança Esperança e coordenador de Extensão da Unicap, Alcivam Oliveira. Eles fizeram parte da comissão julgadora que avaliou o desempenho das escolas que se apresentaram no decorrer da tarde.

Antes das escolas subirem ao palco, os jurados da tarde falaram um pouco dos planos que estavam traçados para o Sesi Jaboatão em conjunto com o Criança Esperança e a Católica. “Estamos aqui porque queremos ver um futuro brilhante nas crianças de Jaboatão. Confiamos que entre nós estão os próximos talentos do teatro e da televisão. Acreditamos muito nas crianças e queremos projetá-las, junto com a cidade de Jaboatão, para o Brasil e para o mundo”, afirmou Alcivam.

“Estamos muito felizes com esta parceria entre a Prefeitura de Jaboatão, a Rede Globo e a Universidade Católica. A cidade agradece bastante por isso que estão fazendo a partir de hoje, e temos a certeza que a região não será mais a mesma depois da implantação do projeto aqui. Este dia é para ser comemorado e lembrando como um dia histórico”, completou a secretária de Promoção Humana.

“Essa ação consolida nossa chegada em Jaboatão. È muito bom estar numa cidade que não para de crescer. Queremos oferecer a essa juventude uma educação de qualidade com os olhos voltados para a cultura, e assim poder ajudar muita gente a ter um futuro de muitas esperanças”, finalizou Ronan Drummond.

As apresentações começaram com as escolas mostrando várias danças típicas do Nordeste e algumas passagens teatrais da literatura pernambucana. Os colégios que conseguiram a classificação para se apresentar no palco foram o Souza Brandão, Bernardino Vieira e o Mauro Motta.

Todas as encenações animaram bastante o público, e agradaram muito aos jurados. Segundo o sargento do 14º Batalhão, todas encantaram e fizeram um bonito espetáculo. Mas das três instituições de ensino a que se destacou no quesito dança, teatro e literatura foi a escola Souza Brandão, conquistando o primeiro lugar do festival. Na etapa música, o Bernandino Vieira  ficou com a primeira colocação.

Todos os alunos que alcançaram a primeira posição receberam um MP4. Como a escola Souza Brandão teve o maior número de alunos no lugar de maior destaque, a instituição ganhou um datashow com caixa amplificadora e cinco microfones com fio.

Os jurados encerraram a tarde de eventos parabenizando todas as pessoas que fizeram parte da grande festa, e prometendo que os trabalhos para melhorar e valorizar, cada vez mais, os os jovens de Jaboatão vão ter continuidade.