Equipes da Católica se mobilizam para entregar diplomas durante colação de grau

Equipe DGE

A colação de grau é uma solenidade sempre marcada pela emoção. A de ver o filho formado, a realização de um sonho antigo ou a certeza de que o sacrifício da família valeu a pena em ver aquele ente celebrando uma conquista histórica para quem conclui uma graduação. A sensação de missão cumprida também é compartilhada pelos funcionários da Unicap  que trabalham arduamente nos últimos meses para que o diploma seja entregue na Colação de Grau.

IMG_3662A Católica é a pioneira em Pernambuco na entrega dos diplomas devidamente registrados e validados já no ato da colação de grau. “A nossa solenidade não é meramente simbólica, é realmente um evento que oficializa a colação de grau”, explica a coordenadora de Graduação da Universidade, Verônica Brayner, que cuida pessoalmente da organização da cerimônia. Ela destaca também que o evento tem ainda um tom festivo e celebrativo com a realização de cultos ecumênicos e apresentação do MPB Unicap. A cada semestre, o grupo prepara um novo show.

O ápice do evento vem na entrega dos diplomas. Neste semestre serão 870 formandos dos cinco centros acadêmicos que compõem a Unicap (a maioria – 303 – do curso de Direito). Para se chegar a este número, 1085 processos foram analisados. Mas a entrega deste documento tão importante requer toda uma mobilização de vários setores da Universidade. Um trabalho que começa meses antes. Neste semestre foi em setembro. “Tudo se inicia quando pedimos às coordenações de cursos as relações dos possíveis concluintes. A partir daí conferimos todos os dados acadêmicos e pessoais”, explica a diretora de Gestão Escolar (DGE), Teresa Peretti. Por dados acadêmicos leia-se a consolidação da carga horária das atividades complementares, dispensa de disciplina, histórico escolar completo, entre outros.

Taciana e Teresa

No caso do histórico escolar, os dados são processados e enviados pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) para o Setor de Expedição e Registro de Diplomas (SERD), que faz parte da DGE. “Depois da consolidação do banco de dados de concluintes, o formando é convidado a checar os dados pessoais que serão impressos no diploma. Um trabalho que muitas vezes se estende pela noite para atender todos os horários dos estudantes, mas que conta com a ajuda de outros setores da Universidade”, explica a chefe do SERD, Taciana Farias. Mas o trabalho não para por aí. Depois da entrega dos diplomas, eles são registrados num livro específico.

Verônica (ao centro) nos últimos preparativos

Teresa ressalta a importância do comparecimento do aluno na colação porque a entrega dos diplomas nesta ocasião é feita sem que haja um requerimento. “No caso de quem não comparece, somos obrigados a incinerar os diplomas porque consta a data da colação. Nesses casos, os alunos têm que entrar com um requerimento e o prazo para entrega do diploma atualizado é de 120 dias”. Ela esclarece também que, na ocasião da colação de grau,  a entrega dos diplomas só é feita mediante a apresentação de documento oficial com foto do concluinte.

Programação – A Colação de Grau da Universidade Católica de Pernambuco 2017.1 será realizada nesta segunda (23) para os cursos dos Centros de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) e Ciência e Tecnologia (CCT); Na terça (24) é a vez dos Centros de Ciências Sociais (CCS) e Teologia e Ciências Humanas (CTCH); Na quarta (25) será a do curso de Direito (Centro de Ciências Jurídicas – CCJ). A solenidade será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco sempre a partir das 19h. A organização pede para que os formandos cheguem com duas horas de antecedência para agilizar assinaturas de atas.