Equipe pernambucana é premiada em concurso nacional de arquitetura

Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PE)

No dia 17 de março de 2014, a equipe formada pelos arquitetos pernambucanos Isac Filho, Murilo Medeiros, Ana Terra Xavier, Juliana Rabello, Vanessa Carvalho, Isabelle Ramos e da paisagista Gisele Amorim sagrou-se 3º colocada no concurso nacional de arquitetura promovido pelo Governo do Estado do Rio, pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com organização do IAB-RJ.  A competição teve como objetivo escolher o melhor projeto de arquitetura para um Centro de Convenções e Eventos em Cabo Frio, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro.

O Concurso CCEE foi aberto a todos os arquitetos brasileiros legalmente habilitados para o exercício da profissão e tinha como principal exigência  a formação de equipes multidisciplinares com formação e experiência comprovadas nas áreas de Arquitetura, Sistemas construtivos, Instalações Prediais, Conforto Ambiental, Meio Ambiente , Comunicação Visual, para atender aos requisitos técnicos necessários para a complexidade de um centro de convenções.

O feito da equipe se mostra ainda mais representativo pela quantidade de trabalhos inscritos. Para Ricardo Villar, Coordenador Geral do Concurso, o número de inscrições e de projetos entregues superou as expectativas. “Os números alcançados pelo concurso, 151 inscrições e 111 projetos entregues, são bastante representativos… imprimiu importância à competição …”, afirmou.

O projeto foi concebido com o objetivo de atender a usos já existentes na cidade, assim o espaço projetado pretende comportar desde pequenas feiras até grandes shows. Pavilhão multiuso, auditório e salas de reunião foram pensados de forma a permitir diversas configurações de uso simultâneo, somando-se ou dividindo-se espaços. A permeabilidade visual, a simplicidade volumétrica e o edifício como mirante, foram os pontos perseguidos na proposta do CCEE.

Nas fachadas voltadas para Leste e Oeste, em toda a extensão do bloco superior foi disposta  estrutura metálica afastada 2,5m da fachada do edifício. Sobre a estrutura metálica, placas de ETFE (Etileno Tetrafluoretileno) seguem a modulação da estrutura e fazem função de brise soleil. As placas foram pensadas com perfuração que propiciam momentos de maior penetração da luz ou hora mais fechadas, criando na fachada um desenho orgânico que se aproxima ao desenho de bolhas de água, ou da espuma do mar. O material e sua perfuração fazem com que a fachada da edificação alterne entre o branco com a percepção da textura dos furos durante o dia, e a leve transparência durante a noite, evidenciando o perfil interno da edificação.

Segundo Isac Filho, arquiteto coordenador do projeto, a dedicação da jovem equipe de arquitetos aliada ao excelente suporte técnico da Maia Melo Engenharia, foram decisivos para que a proposta conquistasse importante destaque nesta premiação nacional, que promete ser a primeira de muitas.

Arquiteto Responsável :

Arq. Isac Filho (Edvan Isac Santos Filho) ex aluno UNICAP