Equipe de basquete da Católica é campeã da Copa Nordeste

Formada por atuais e antigos alunos, além de atletas comunitários, a equipe de basquete masculino da Universidade Católica de Pernambuco foi campeã invicta da Copa Brasil Nordeste Adulto Masculino de Clubes do ano de 2009.

Liderados pelo técnico Raul Lopes, os alunos Bernado Morais, Pietro Marchi e Carlos Bastos; os ex-alunos Filipe Souza,  Anderson Batista, Rafael Lima, Anderson Albuquerque, Gustavo Lima e Diego Beltrão; e os voluntários Bezerra, Ridan Souza e Jeiel Oliveira foram os atletas vitoriosos e responsáveis pela conquista do título.

Para o coordenador de Esportes da instituição, Fernando Lapa, o título foi de extrema importância por colocar o nome da Católica em evidência. “O mérito é dos atletas e do técnico Raul Lopes. A vitória traz um reconhecimento do trabalho realizado por eles.” Mas o coordenador não se restringe a falar do significado apenas para a Universidade. Ele ressalta: “A conquista foi fundamental para a valorização do esporte amador no Estado de Pernambuco”.

A competição foi dividida em duas fases. A primeira aconteceu em Alagoas, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2009. A liderança da primeira etapa trouxe vantagens para o time, cuja principal delas foi tornar a cidade do Recife sede da fase final. Nos dias 9, 10 e 11 de abril, foi realizada a disputa final no ginásio do Colégio Salesiano, localizado no bairro da Boa Vista.

Em três jogos, a Católica obteve vitórias consecutivas. A primeira partida foi contra o time AABB , do Rio Grande do Norte, e terminou com o placar vantajoso de 73 x 45. No segundo jogo, o AABB,  da Paraíba, também saiu em desvantagem. O resultado de 55 x 53 para a Universidade Católica levou a equipe universitária a disputar o duelo final. A vitória sobre o Usina Coruripe, de Alagoas, com o placar final de 53 x 50, deu ao time da Universidade o título do campeonato.

A AABB (RN), Usina Coruripe (AL) e AABB (PB) ficaram, respectivamente, em segundo, terceiro e quarto lugares.

A conquista garantiu a participação da Católica na disputa da Taça Brasil – campeonato que agrega todos os campeões regionais. A competição deve ser realizada neste fim de semana, em Goiânia (GO), mas a Universidade ainda não confirmou a presença.

Novos caminhos, mas a união prevalece

O time de basquete da Universidade Católica de Pernambuco surgiu no ano de 1979 e, desde então, é comandado pelo técnico Raul Lopes. “O resultado superou qualquer título ou vitória”, resume. Os sentimentos de união que integram a equipe foram destacados como principais fatores para a conquista.

Geralmente, a trajetória do atleta consiste em ingressar na equipe, se formar na graduação, mas nunca cortar totalmente o laço com o grupo. O time atual é um forte exemplo disso. Alguns membros já percorrem outros caminhos, mas mantêm uma forte ligação.

Morando no Canadá, quando disponível, o ex-aluno Filipe Souza se prontifica a participar de competições. Um outro exemplo é o atleta Diego Beltrão. Atualmente, reside em São Paulo e, no período de férias, vem para o Recife, onde costuma participar de competições defendendo a Católica. Diego já garantiu a presença, caso haja, de fato, a participação da Universidade, no campeonato Taça Brasil.