Entrega de certificados encerra o minicurso de arqueologia para crianças

Os pequenos arqueólogos tiveram sexta-feira (28) seu último dia de aulas. Todos os meninos e meninas que participaram do minicurso Arqueologia para crianças  receberam um certificado da coordenadora do Laboratório e Museu de Arqueologia, Profª Drª Maria do Carmo de Caldas Dias Costa.

No primeiro dia, as crianças participaram de uma Oficina de Escavação, onde aprenderam o conceito da escavação e as técnicas e, depois, partiram para a parte mais divertida, a prática. No segundo dia, os jovens exploradores conheceram um pouco da história da cerâmica, seu surgimento e sua utilização nos dias atuais. Em seguida, os meninos receberam um pratinho de cerâmica partido e foram instruídos a remontá-lo.

Filipe Brandt, 8 anos

E no último dia, eles aprenderam sobre as pinturas rupestres, conheceram a história do “Sítio Furna do Estrago”, localizado no Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, e conheceram também algumas pinturas do Nordeste. E lógico, que em seguida, eles soltaram a imaginação para fazer alguns desenhos rupestres em um papel pedra.

O minicurso de Arqueologia para Crianças acontece desde 2008, no período das férias (julho, dezembro e janeiro), e a cada ano que passa a procura só faz crescer. Segundo a professora Maria do Carmo, já passaram por suas mãos mais de 420 crianças ao longo desses quatro anos. Segundo a professora, esta atividade é única no Brasil e é de extrema importância. “Esse é o único minicurso voltado exclusivamente para crianças. Eles aprendem desde cedo a ter uma conscientização sobre o trabalho de preservação patrimonial”, explica a professora Maria do Carmo.

Alguns alunos da Católica, e até de outras instituições de ensino, ajudam voluntariamente a professora Maria do Carmo a ministrar as aulas. “Esse minicurso serve de treinamento para nossos alunos também. Os meninos de História, Biologia e Arqueologia da Católica e da Federal treinam a preparação de aulas, a responsabilidade com as crianças, além de estudarem e lerem muita coisa antes de ensinar aos meninos”, explica. E não termina por aí não. Só em 2010, os estudantes/voluntários apresentaram seus estudos sobre a arqueologia em oito congressos.

Também em 2010, o minicurso de arqueologia para crianças participou da Semana de Meio Ambiente da Chesf. Além de já ter participado do Workshop Internacional do Xingó, e do encontro da Sociedade Brasileira de Arqueologia, levando o projeto de arqueologia para crianças a outros horizontes.

Início das Pesquisas

As pesquisas arqueológicas desenvolvidas pela Unicap foram iniciadas em 1982, a partir do projeto de pesquisas arqueológicas do município de Brejo da Madre de Deus, elaborado pela professora Jeannette Maria Dias de Lima.

Os trabalhos de campo para a documentação dos sítios de Arte Rupestre, concentraram-se em 1983, nas escavações do Sitio da Furna do Estrago, um abrigo sob-rocha, de 125m² de área coberta de onde foi retirado um total de 83 esqueletos humanos datados de aproximadamente dois mil anos, e materiais diversos de ocupações mais antigas, datadas entre três e onze mil anos, constituídos principalmente de restos da Microfauna Pré-histórica.

Outras informações clique aqui