“Enfrentamento ao Genocídio da Juventude Negra” é tema de roda de diálogo na 10ª Semana da Consciência Negra da Unicap

Na última quinta-feira, dia 9 de novembro, durante a 10ª Semana da Consciência Negra da Universidade Católica de Pernambuco, foi realizado uma roda de diálogo no Auditório do Bloco J da Unicap, com o tema “Enfrentamento ao Genocídio da Juventude Negra: Apontando Caminhos”. A mesa contou com a participação de Mazes Souza, psicólogo do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop); Tales Ferreira, gerente da Organização Social Visão Mundial; e Anderson Bezerra da Silva, coordenador do Fórum de Juventude Negra de Pernambuco. O evento teve a presença de alunos dos cursos de Direito e da área de Saúde da Unicap e de alunos do Colégio Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios.

Mazes Souza decidiu trazer para a roda de diálogo os dados obtidos pela Gajop sobre a situação de Pernambuco em relação às mortes dos jovens negros, assim como algumas reflexões, feitas pela organização, enquanto sociedade civil, sobre o plano de segurança pública de Pernambuco, o Pacto pela Vida, que, de acordo com o Gajop, vem sendo avaliado como estando em declínio e apresentando muitas falhas, comparado a como foi em seu início em 2009, com a intenção de problematizar a ausência de um diálogo com a sociedade civil.

Anderson Silva, por sua vez, falou sobre cenários de casos absurdos de violência contra pessoas negras, praticados tanto pela polícia, como pela sociedade, além da “normalização”  de tais ações, pela sociedade. “Eu acho que a prática de uma roda como essa é de grande importância por que no momento atual a sociedade civil tem sido pouquíssimo ouvida. A gente não tem tido nenhuma abertura, nem conseguido articular com o governo, tem tido dificuldades em obter informações…Então qualquer roda, que se chame ‘roda de diálogo’ no momento atual já é importante, para juntar as pessoas que falam da mesma temática, que não têm sido ouvidas pelo governo”, disse o psicólogo Tales Ferreira, sobre a importância de se ter um evento como este.