Encontro transmitido pelo Sebrae e Porto Digital reunirá experts da Economia e Empreendedorismo Criativo e Cultural para dialogar sobre sustentabilidade econômica
|Com informações da assessoria de comunicação do evento
Mais de 10 milhões de criativos na América Latina enfrentam, nestes últimos meses,
incertezas econômicas mediante as transformações causadas pela pandemia. O setor do
mercado musical brasileiro, por exemplo, sofreu um impacto de mais de 400 milhões de reais, resultado do cancelamento de mais de 8 mil eventos, afetando uma média de 1.300 empresas do setor. Em países como o Chile, o setor musical declarou que, em média, cada artista foi obrigado a cancelar entre seis e oito eventos, gerando uma queda de 40% da receita destes profissionais.
O fechamento de bares, restaurantes, casas de shows, salas de cinema, praças
públicas, entre outros espaços que demandam o contato com públicos, são alguns dos
principais motivos da preocupação generalizada da classe criativa. Algumas iniciativas como lançamentos virtuais, conteúdo para redes sociais e resgate de material de arquivo são estratégias que o setor vem recorrendo para manter o protagonismo
diante de uma ‘nova normalidade’. Porém, garantir receita e sustentabilidade econômica
permanente é uma provocação importante que será debatida no evento “DIVERSIFICAR
Como ser autossustentável em negócios criativos?”, que será realizado na sexta-feira,
31 de julho, a partir das 17h do Brasil, com a participação de gestores e empreendedores que levam anos de experiências no setor. A iniciativa tem apoio do Mestrado em Indústrias Criativas da Unicap.
O evento, que será transmitido nas plataformas virtuais do Sebrae e do Porto Digital,
tem como missão ampliar o debate para que profissionais independentes e empresários do setor artístico, cultural e criativo possam encontrar ânimo em manter seus negócios.
“O setor criativo e cultural se vê bastante impactado, mas estamos aqui para instigar
formas de seguir adiante”, explica uma das organizadoras do evento, Camila Bandeira, que é fundadora da Proa Marketing Cultural, primeira empresa de economia criativa embarcada no Porto Digital.
“Para isso vamos contar com a participação de importantes gestoras e gestores que
há anos trabalham no desenvolvimento da economia criativa em vários países da
América Latina, e possibilitar o acesso ao livro “Diversificar – Múltiplas Geração de Receitas para Criadores”, que o chileno Alex Paredes Lazo traz com exclusividade em versão português”, complementa Camila.
Alex Paredes é parceiro da Proa e vem representando países como Chile, México e Colômbia no fortalecimento do empreendedorismo criativo na região. Ele é assessor internacional para organizações como o PNUD, BID, Ministérios de Cultura e várias universidades latino americanas e, como autor do livro DIVERSIFICAR, apresentará uma estratégia na geração de múltiplas receitas para criadores e negócios criativos e culturais.
“O livro é um guia para a construção da autossustentabilidade de artistas, gestores
criativos e produtores culturais que necessitam monetizar seus produtos e serviços”,
afirma o autor. A edição original em espanhol, lançado no Chile há pouco mais de 2 meses, atingiu mil downloads em 25 países nas Américas e na Europa e chega ao Brasil em formato digital no link www.livrodiversificar.com, a partir do dia 31 de julho, durante a sua participação neste diálogo com Sebrae e Porto Digital.
Também estará presente no debate uma das personalidades mais emblemáticas do setor criativo no Brasil, prêmio Jabuti de Economia e doutora em Urbanismo pela USP, Ana Carla Fonseca, hoje diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira na atuação em economia criativa, cultura e desenvolvimento territorial atuante em 32 países e responsável por vários planos de economia criativa no Brasil e no exterior.
“O livro DIVERSIFICAR é para pessoas que têm paixão pelo que fazem, e as criações
que elas oferecem ao mundo, mas que precisam aprender o passo a passo para
entender como podem se conectar com diferentes públicos, e claramente como
monetizar o que estão criando. Vejo muitos criativos titubearam ao reconhecer-se no
mundo do empreendedorismo. Talvez por não terem as métricas reais que expressam
as externalidades positivas que são geradas quando estes artistas e gestores criativos
e culturais apresentam produtos e serviços”, afirma Ana Carla.
Somam-se ao time de convidados Chico Saboya, Superintendente do SEBRAE Pernambuco e presidente da Associação Nacional de Empreendimentos Inovadores e ex-presidente do Porto Digital por 11 anos; Guila Calheiros, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife. Felipe Almeida, sócio fundador da Mr. Plot – estúdio criador do Mundo Bita.
O sucesso da diversificação – Públicos, fãs e seguidores outorgam diferentes formas de retribuição econômica aos seus criadores. Entender esta diversidade implica em desenvolver diferentes ofertas para atender a todos os públicos, como empresas como Lucasfilm ou David Bowie.
Em Pernambuco, a turma que forma o Mundo Bita é exemplo de êxito de um negócio criativo do setor da música e do audiovisual. Prestes a completar uma década de existência, a sua produtora, Ms Plot, gerou mais de 15 tipos de negócios e alcançou internacionalização de produtos com contratos com Sony Music, Netflix, Discovery Kids, entre outros.
“Em 2020, mesmo atravessando um período mundialmente complexo para todos os mercados, o Mundo Bita se firma como uma marca infantil influente e lucrativa, tendo como característica nos negócios a visão solidária e a diversificação”, afirma seu criador,
o empreendedor Felipe Almeida, que representa um caso brasileiro de êxito no livro Diversificar.
Sobre o livro – O livro “Diversificar – Múltiplas Geração de Receitas para Criadores” é fruto de anos de pesquisas no setor criativo e cultural, em vários países da América Latina. Entre os anos de 2014 e 2015, Alex Parede Lazo, num trabalho colaborativo com mais de 90 empreendedores criativos de 12 países, organizou a publicação “Buenas Prácticas de Emprendimiento Creativo y Cultural en Latinoamérica y el Caribe” (2015), onde identificava que os negócios mais sustentáveis ao longo dos anos estavam gerando mais de 5 formas de receita, partindo de um único núcleo ou eixo.
“Cada um desses empreendimentos tinham o que eu chamo de Unidade Criativa que
conectam emocionalmente com seus público. E estes públicos retribuem economicamente consumindo produtos e serviços desta unidade criativa”, explica o autor. Como diretor da Planeas, consultora especializada na formação em empreendedorismo criativo e cultural, Alex validava as teorias que pesquisava ao longo de três anos. Mais de 4 mil criativos já passaram por algum processo de formação da consultora Planeas e 250 destes aplicaram a Estratégia Radial.
Antes da pandemia, formaram-se 46 empreendedores colombiano que implementaram a diversificação da Estratégia Radial e, no período de um ano, resultou num aumento de 71% nas vendas e 80% na empregabilidade nos seus negócios. O livro Diversificar tem um formato de guia prático com acesso livre nas plataformas digitais, sendo material de estudo em importantes campos acadêmicos, como a Universidade de Guadalajara, no México, Instituto Profissional das Artes e Comunicações – ARCOS e
Universidade Alberto Hurtado, ambas no Chile.
Sobre os Participantes
Felipe Almeida – Atua no mercado digital há mais de 20 anos. É sócio fundador da Mr. Plot – estúdio criador do Mundo Bita. Sua paixão por arte e tecnologia, somados aos conhecimentos das graduações em Design Gráfico (UFPE) e Administração (UPE), o induziram para o mercado audiovisual e mundo do entretenimento.
Chico Saboya – Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e presidente da Associação Nacional de Empreendimentos Inovadores. Por 11 anos foi Presidente do Porto Digital, destacado parque de inovação e tecnologia especializado em desenvolvimento de software e economia criativa no Brasil.
Ana Carla Fonseca – Diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira na atuação em economia criativa, cultura e desenvolvimento territorial. Prêmio Jabuti em Economia. Doutora em Urbanismo (USP), Administradora Pública na Fundação Getúlio Vargas. Consultora e conferencista em 32 países, para a ONU e o Banco Internacional de Desenvolvimento, responsável por vários planos de economia criativa no Brasil e no exterior.
Guila Calheiros – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife. Vice-presidente de Ambientes de Inovação do Fórum Inova Cidades da Frente Nacional dos Prefeitos. Foi Diretor de Inovação e competitividade do Porto Digital, assegurando o reconhecimento como melhor parque tecnológico do Brasil por três vezes.
Camila Bandeira – Sócia fundadora e Diretora da Proa Marketing Cultural, primeira empresa de economia criativa embarcada no Porto Digital. Formada em Administração (UFPE) com especialização em Marketing na Camino College, Califórnia (EUA). Vasta experiência em agências de publicidade e produtoras de eventos. Une as ferramentas de marketing e produção cultural para contribuir com a comunicação das marcas e a transformação social.
Alex Paredes Lazo – Autor do livro “DIVERSIFICAR – Múltiplas Geração de Receitas para Criadores” Assessor em Empreendedorismo Criativo para organizações como BID, PNUD, Ministérios e Secretarias de cultura e economia criativa na Colômbia, México, Argentina, Uruguai e Chile. Diretor da Planeas, empresa com dez anos de experiência especializada na formação em empreendedorismo criativo para artistas e criativos. Criador da Rede Latinoamericana de Mentores Criativos (mentorescreativos.com).
SERVIÇO
Evento: “DIVERSIFICAR – Como ser autossustentável em negócios criativos?”
Data: SEXTA, 31 DE JULHO DE 2020
Hora: 17h às 18h30 horário do Brasil
Transmissão:
YouTube Porto Digital – youtube.com/portodigitalrec
Facebook SEBRAE PE – facebook.com/SebraePE
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