Encontro Docente abre o semestre letivo de 2010.2

Com informações de Tifanny Valente

Na manhã desta segunda-feira (2), o Encontro Docente abriu o semestre letivo da Católica. O evento contou com a participação de professores de todos os cinco centros da Unicap. Estavam presentes o Reitor, Padre Pedro Rubens, os Pró-reitores Aline Grego (Acadêmica), Luciano Pinheiro (Administrativo) e Padre Miguel Martins (Comunitário) e os diretores dos centros Aranildo Rodrigues (CCBS), Arminda Saconi (CCT), Degislando Nóbrega (CTCH), Jayme Benvenuto (CCJ) e Leonel Morais (CCS). Na ocasião, o professor Newton Cabral, que lançou este ano o livro “Memórias de um cotidiano escolar – Universidade Católica de Pernambuco, 1943 – 1956”, fez uma apresentação sobre os 60 anos de história da Católica.

Abrindo a manhã, o Padre Sérgio Mendonça proclamou o evangelho. Em seguida, o Reitor falou dos momentos festivos pelos quais a Unicap irá passar ao longo das comemorações dps seus 60 anos. Relatou, ainda, um depoimento do pai de um dos alunos durante uma formatura do curso de Direito: “Foi muito gratificante ouvir de um pai que a ‘Unicap havia feito a união do que de melhor há em uma universidade pública e uma particular’”.

Em seguida, o professor Newton Cabral contou um pouco da história dos 60 anos da Católica. Na sua opinião, seria mais justo relatar os 70 anos, já que ele inicia seus estudos sobre a história da Unicap na década de 40 com a fase pré-universidade. Durante a sua apresentação, ele destacou fatos importantes da primeira Faculdade Jesuíta do Norte e Nordeste.

Finalizando a manhã, o Prof. Fernando Lapa apresentou o plano de comemoração dos 60 anos, elaborado pela comissão organizadora da celebração. Entre as atividades programadas está a realização de um passeio ciclístico, no dia 26 de setembro, quando haverá o sorteio de uma bicicleta. No dia 27, qaundo a Católica irá comemorar seus 59 anos, um grande bolo será servido para professores, alunos e funcionários no bloco G, com uma celebração eucarística.