Embaixador espanhol lança livro na Católica

O pesquisador e embaixador espanhol Fernando Martinez lançou, nesta quarta-feira (19), o livro “Manual de Introdução aos Processos de Integração da América Latina e Caribe”. O evento aconteceu, às 19h, no Salão Receptivo do bloco G, da Universidade Católica de Pernambuco.

O Reitor, Padre Pedro Rubens, abriu a cerimônia de lançamento do livro dando as boas-vindas aos presentes e falando da importância da obra. “Este livro é mais que um manual. Ele inaugura uma nova fase, nestes 10 anos do Núcleo de Estudos para a América Latina (Neal). Nesta nova fase, o Neal tem agora o objetivo de estudar a América Latina, não só na Universidade e sim em rede com Universidades Jesuítas.”

Para o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap e coordenador do Neal, professor Thales Castro, “esta obra é um produto de nossas pesquisas, reforçando a publicização do trabalho desenvolvido no Neal. Este livro prestigia também o Núcleo de Estudos para a América Latina e reforça a disciplina Mercosul, além de promover uma interlocução entre os centros CCS, CCJ e CTCH com o Neal.”

O “Manual de Introdução aos Processos de Integração da América Latina e Caribe”, segundo seu autor, é uma descrição sobre todos os processos da Amélica Latina nos últimos 50 anos. Apresenta também perspectiva de futuro, analisando a globalização da Economia, a exemplo das relações que estão sendo implementadas pela China com a América Latina. “O manual trata também da origem do Mercosul, suas evoluções e problemas de 1991 até os dias hoje”, explica o pesquisador e embaixador espanhol Fernando Martinez.