Em um ano de muitas conquistas, o CCT é dirigido pela primeira vez por uma mulher

Diretora do CCT Profa. Arminda Saconi

O ano de 2010 chegou ao fim, mas deixa para a Universidade Católica de Pernambuco e, particularmente, para o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) momentos importantes e de muitas conquistas. Ano em que o Centro começou a ser dirigido pela primeira vez por uma mulher. A Profª Drª Arminda Saconi assumiu o cargo no início de janeiro. E com ela veio a reformulação e uniformização do espaço administrativo: secretaria, sala dos coordenadores de cursos, coordenadores de estágios, sala de professores, funcionamento de dois elevadores do bloco D no horário noturno, com a maior demanda dos cursos. “ O ano de 2010 foi um período de grande mudanças, no sentido de efetivar uma equipe consistente individualmente, num trabalho e visão de grupo fortalecido. Só assim o CCT poderá percorrer os novos caminhos que se apresentarão na realização de velhos e novos sonhos. Precisamos de um CCT forte e coeso, a fim de atender às demandas da sociedade, prestando um serviço humanista e competente”, enfatizou.

No seu primeiro ano à frente do Centro, a professora Arminda adequou as salas de aulas da graduação, pós-graduação e pesquisa, que receberam móveis para computadores e datashows, novas cadeiras e laboratórios. “O compartilhamento dos espaços do bloco D, bloco A e multiuso com os outros setores, cursos, centros da Católica, como o Fé e Alegria e o curso de Jogos Digitais também foi uma medida importante  posta em prática”, disse a diretora do CCT, que também conseguiu a criação do espaço no site www.unicap.br/MinicursosCCT para a oferta de minicursos.

Outro momento importante do Centro de Ciência e Tecnologia foi a parceria realizada com o programa Universidade Não Tem Idade, que viabilizou o “Informática para Idosos” , um curso básico de computação para pessoas da terceira idade.

No dia 15 de outubro, Dia do Professor, houve a reinauguração do CCT e lançamento do Projeto Conhecendo o CCT. Outra boa notícia para o Centro foi a avaliação com louvor feita pelo MEC dos cursos de Licenciatura em Química e Engenharia Civil, que foi o curso mais concorrido do Vestibular 2011.1 da Unicap.

Entre todas estas conquistas e realizações do CCT em 2010, ainda tiveram os alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado que desenvolveram atividades nos laboratórios de Quimica e Engenharia Ambiental; ex-alunos que doaram equipamentos para os laboratórios; os prêmios nacionais e locais de Arquitetura, Engenharia Civil e Ciência da Computação.

E para fechar o ano com chave de ouro, o Centro de Ciência e Tecnologia da Católica recebeu em novembro uma notícia que deixou em festa todos os que fazem o CCT e a Unicap. O Centro teve um projeto de infraestrutura aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, no valor de R$ 753.906,00. A verba irá possibilitar a construção de novos laboratórios e a reforma dos já existentes. Além dos cursos de graduação, os mestrados da área também serão beneficiados pelas mudanças.

Entre as metas para o CCT para 2011 está a construção de um local de encontro e estudo para os alunos da graduação. “Nossas metas são traçadas a cada semestre para que se possa avaliar e reestruturar os resultados com eficácia. Assim, estamos, ainda, no início das realizações. Por exemplo, há necessidade de um local de encontro e estudo para os alunos da graduação, climatização dos espaços, trabalhar melhor o relacionamento professor/aluno, teoria/prática, fortalecer os grupos de pesquisa, os laboratórios. Percebe-se, então, que as necessidades só poderão ser concretizadas com parcerias interna e externa, gradativamente, e com a colaboração de todos”, finalizou.