Boletim Unicap

Educação e Inclusão Social são tema de seminário na Católica

projeto-horizonte
imagem de arquivo


Em comemoração aos 20 anos do Projeto Horizonte, a Católica vai promover nos dias 23 e 24 de agosto o I Seminário sobre Educação e Inclusão Social. O evento será aberto, às 19h, no auditório G1, com palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão, ministrada pelo professor do curso de Direito da Unicap e vice-presidente da Comissão Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB/PE, Matheus Pereira. No segundo dia do evento, estão programadas ainda palestras, exposições, oficinas e apresentações culturais.

O Projeto Horizonte é coordenado pela professora Tânia Nery, do curso de Pedagogia,  e consiste em educar através do uso da tecnologia. Crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizado e portadores de necessidades especiais, destacando-se os que têm Síndrome de Down e os autistas, são atendidos gratuitamente no laboratório do projeto, com o intuito de inclui-los no meio social. A iniciativa usa a tecnologia a serviço da educação.

A produção textual com multimídias, exercícios lúdicos e de reestruturação da linguagem, pesquisas na internet e a alfabetização digital são as atividades desenvolvidas com as crianças dentro do laboratório do Projeto Horizonte.

Além de beneficiar crianças de comunidades carentes e alunos da Universidade, o laboratório do Projeto Horizonte oferece cursos com o propósito de fortalecer o processo de formação de educadores. Neles, professores da rede pública de ensino e alunos dos cursos de magistério – nível médio – aprendem a reconhecer a importância dos aspectos afetivos, sociais e cognitivos implícitos no processo de aprendizagem. Com a prática de formação continuada, eles aprimoram a capacidade de identificar o nível de desenvolvimento dos alunos e planejam adequadamente o uso do computador nas aulas.

 

PROGRAMAÇÃO

I SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

 23.08 (terça-feira):

18:30 – Inscrição para palestra (Bloco G – Auditório G1)

19h – Palestra: Lei brasileira de inclusão: mudanças e perspectivas futuras

Palestrante: Prof. Me. Matheus Pereira – Doutorando em Direito Processual pela Unicap. Professor de Processo Civil da Católica e Vice-Presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB/PE.

Local: Bloco: G – Auditório GI

24.08 (quarta-feira):

9h às 18h:

  • Exposições: Fundação Fé e Alegria, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – NAPE
  • Projeto Horizonte – Brinquedoteca do curso de Pedagogia e apresentação teatral.
  • Fé e Alegria – Apresentação de dança
  • Grupo de Capoeira da Católica

Local: Hall do Bloco A

9h às 12h:

  • Oficinas:
  1. Animação cultural, ludicidade e cinema para uma educação inclusiva

Oficineiro: Prof. Me. Lucas Leal

Local: Bloco G4 – 5º andar, sala: 506

  1. Introdução à audiodescrição

Oficineiro: Milton Carvalho – Publicitário e funcionário da Assessoria de Comunicação da Católica e do Centro de Apoio Pedagógico – CAP.

Local: Sala de Extensão 1 – Biblioteca

  1. Reutilizando e criando a sua mandala

Oficineira: Valéria Uchoa – Pedagoga, especialista em Educação Especial e professora do Atendimento Educacional Especializado da Prefeitura do Recife.

Local: Bloco G4 – 5º andar, sala: 507

  • Palestras:

14h: A inclusão da pessoa na educação profissional: um estudo de caso.

Palestrante: Kátia Cristina Bezerra Moura dos Santos – Pedagoga (UFPE) e coordenadora e professora do Atendimento Educacional Especializado do Núcleo de Educação para o Trabalho (PCR e APAE DE RECIFE).

Local: Auditório G1

16h: Fortalecimento e interação social na pessoa com transtorno do espectro autista.

Palestrante: Silvania Rita de Paiva – Pedagoga (UNICAP), professora Classe Especial do Governo do Estado e professora da Prefeitura do Recife.

Local: Auditório G1

Intérprete de Libras: Nivea Maria Pereira Araújo

 

 

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário