Dom Fernando Saburido faz visita pastoral às cidades de Itapissuma e Itamaracá
|Com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife
Cada visita é única. Embora algumas realidades se repitam nas demais paróquias, as experiências vividas trazem novas perspectivas. É com esperança que o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, realiza a quarta Visita Pastoral às paróquias do território arquidiocesano. Ao longo dos próximos cinco anos, o arcebispo pretende visitar todas as 105 paróquias. O próximo final de semana reserva um encontro com duas delas, Itapissuma e Itamaracá, no Litoral Norte do Estado.
Conhecer as conquistas e desafios de cada paróquia tem motivado dom Fernando e assessores a percorrer as 19 cidades que compõem a arquidiocese. A visita consiste em estar em contato com os padres e fiéis durante três dias e conhecer de perto o trabalho pastoral desenvolvido em cada região. “A cada visita a gente vai crescendo e aprendendo com as novas experiências. Isso tem feito um bem muito grande ao trabalho pastoral da arquidiocese. São de fato visitas missionárias”, revela o arcebispo. A programação tem início nesta sexta-feira, 16, às 11h, na Igreja São Gonçalo, em Itapissuma. Na ocasião, o arcebispo encontrará paroquianos e autoridades civis, além de receber a medalha Pedra Negra concedida pela Câmara Municipal.
Dom Fernando acredita que quatro momentos serão marcantes durante a estada nos municípios. O primeiro deles será na tarde da sexta-feira. O arcebispo e assessores visitarão o Presídio Barreto Campello. O religioso esteve no Presídio Lídia Queiroz, em Vitória de Santo Antão, no mês de julho, quando visitou a Paróquia de Santo Antão. A superlotação da unidade prisional chamou a atenção do religioso, que não deve encontrar realidade muito diferente em Itamaracá. “É preciso colocar em prática o Evangelho. Esta é uma oportunidade muito boa de ir ao encontro daqueles que se encontram à margem da sociedade. Estando em Itamaracá, eu não posso deixar de conhecer a realidade prisional local”, afirmou dom Fernando.
A manhã do sábado reserva encontro com jovens que lutam contra o vício das drogas. Os participantes conhecerão a Comunidade Terapêutica Itamaracá Projeto Renascer que trabalha na recuperação de dependentes químicos. Já no período da tarde, o arcebispo visita alguns idosos e enfermos na Ilha de Itamaracá.
No domingo pela manhã, em Itapissuma, será realizada a Caminhada Paroquial Sim à Vida, manifesto contra todo o ato que coloque em risco a vida plena desde a concepção até o seu fim natural. Durante o evento, dom Fernando visitará algumas famílias da cidade. A caminhada antecede a mobilização arquidiocesana que acontecerá no dia 2 de outubro, na Orla de Boa Viagem.
A visita também reunirá em diversos encontros estudantes, professores e representantes de instituições de ensino das cidades, catequistas e jovens para debates sobre temas ligados a cada área de atuação dos participantes. O arcebispo encerra a visita no domingo, 18, com a celebração de duas missas. A primeira às 16h, na Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Itamaracá, e a outra na Igreja de São Gonçalo em Itapissuma, às 19h30.
Histórico – Dom Fernando já realizou três Visitas Pastorais. As paróquias que receberam o arcebispo foram São Pedro Mártir, em Olinda; São José da Boa Esperança, em Amaraji; e Santo Antão, em Vitória. As Visitas Pastorais duram três dias e a programação contempla celebrações, reuniões com lideranças comunitárias e encontros com grupos que realizam trabalhos sociais. De acordo com o Código de Direito Canônico (Cân. 396 § 1), é recomendado que a cada cinco anos o bispo visite a sua região episcopal para que possa manter um contato ainda mais próximo com o clero e, especialmente, com os outros membros do povo de Deus.