Documentário sobre Carlos Marighella é exibido na Unicap

20130808_202543 O público se fez presente, na segunda parte do evento “Cinema Pela Verdade”, que exibiu o filme ‘Marighella’, às 18H30, no auditório G1, da Universidade Católica de Pernambuco. O projeto Cinema pela verdade está sendo promovida pelo Instituto Cultura em Movimento com o apoio do curso de Jornalismo da Unicap.

O filme ‘Marighella’, conta a história de uma das figuras mais importantes no país, que lutou contra o Regime Militar de 64. Carlos Marighella foi um político, Guerrilheiro e Poeta Brasileiro. A sua obra poética está reunida em um livro, chamado:Rondó da Liberdade., onde ele compôs quando ainda estava preso em 1939, o poema mais conhecido “Liberdade”.

“(…)E que eu por ti, se torturado for,
possa feliz, indiferente à dor,
morrer sorrindo a murmurar teu nome.”.

O evento também contou com a presença do filho do homenageado da noite, Augusto Marighella, com o filho de Francisco Julião, – Anacleto Julião e o filho de Gregório Bezerra, – Jurandir Bezerra. Ambos, filhos de três figuras importantes e que lutaram juntos contra a Ditadura Militar. foto0656

Augusto Marighella foi o primeiro a falar, e relembrou a juventude de seu pai, o quão importante ele foi para ele e para o país. Comentou sobre o filme e sua relevância histórica para sociedade, que ainda está procurando os culpados por diversas mortes na época de 64. E, ressaltou que seu pai já tinha, quando ainda era pequeno algumas convicções políticas, alguns ideais que ele já seguia e já tinha formado em sua cabeça.

Depois foi a vez de Anacleto Julião, que já começou sua exposição afirmando: ” O filme é extraordinário”, ele retrata o passado, com vistas para o futuro. O longa mostra da melhor forma possível a época de luta dos nossos pais, e principalmente de Carlos Marighella.

E momentos antes de passar a vez, para Jurandir Bezerra, Anacleto comentou: “Na guerra perdemos, mas as nossas ideias não. Elas perduram até hoje, em busca de um país melhor”. E o ultimo debatedor da noite foi o Jurandir Bezerra, que falou da trajetória do pai e relatou algumas torturas provocadas pelos militares em Gregório Bezerra.

Ao final foi concedido aos presentes no local, alguns minutos para fazerem questionamentos e perguntas relacionadas ao filme exibido.