Documentário de Leo Tabosa é selecionado para Festival de Cinema de Vitória

Hermila Guedes e Leo Tabosa nas gravações de Nova Iorque / Foto: Alex Costa

O documentário Baunilha, do assessor cultural da Unicap, Leo Tabosa,  foi selecionado para participar do 24º Festival de Cinema de Vitória, no estado do Espírito Santo. Desde que foi lançado, em abril deste ano, o filme já foi selecionado para 20 festivais de cinema, entre nacionais e internacionais. No dia 10 de agosto, o curta será exibido no 10º Festival de Cinema de Triunfo, no Cine Theatro Guarany.

Baunilha faz parte da trilogia do desejo, que teve início com o premiado filme Tubarão, que circulou em mais de 50 festivais, recebeu mais de 20 prêmios e foi adquirido pelo Canal Brasil. Recentemente, Tubarão recebeu um convite para ser exibido na Bulgária dentro da Mostra Curta Brasil: o cinema nordestino na Bulgária. Tubarão também será exibido na mesma sessão do filme Baunilha no Festival de Curtas do Cinefronteira, em setembro, em Belo Horizonte.

Em janeiro, Leo Tabosa dirigiu o filme Nova Iorque, gravado nas comunidades de Santana de Cima e de Barreiros, distritos de Serra Talhada, e estrelado por Hermila Guedes e Marcélia Cartaxo, que se encontra em processo de finalização e com estreia prevista para 2018.

A Universidade Católica é uma grande parceira no projeto Nova Iorque e no curta-metragem de animação As aventuras do Menino Pontilhado, baseado no livro homônimo de autoria de Leo. “É o meu primeiro trabalho voltado para o público infantil”, destacou. No primeiro semestre, a animação foi exibida na 16ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (Florianópolis – SC) e 40º Festival Guarnicê de Cinema (São Luiz – MA).  A Unicap e a Fundação Antônio dos Santos Abranches – Fasa são parceiras nos festivais: Mostra Curta Vazantes (Ceará) e Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim (Pernambuco), comentou Tabosa.

Agora Leo Tabosa prepara-se para uma nova etapa da sua carreira. Seu projeto Gravidade irá participar das oficinas de Argumento, Escaleta e Cenas e Diálogos do Laboratório de Desenvolvimento de Roteiro da Escola Porto Iracema das Artes, na cidade de Fortaleza. O Laboratório de Audiovisual/Cinema tem como objetivo desenvolver roteiros para longa-metragem, em qualquer gênero, abordando os aspectos de escrita cinematográfica: estrutura dramática, trama e subtrama, criação de personagens e formatação de roteiro. Além de ampliar as habilidades narrativas, o Laboratório visa contribuir para a atuação profissional no mercado cinematográfico.

Leo Tabosa teve sua estreia no Cinema com o documentário Retratos, fruto do trabalho de conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. O projeto foi orientado pelo Prof. Dr. Alexandre Figueiroa e estreou no Cine PE – Festival Audiovisual (Recife – PE) e no 32º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (Habana – Cuba / 2011)