Documentário de ex-aluno de Jornalismo participa de festivais na África do Sul e nos EUA

O documentário Solving Problems, do ex-aluno de Jornalismo e ex-estagiário da Assessoria de Comunicação da Católica Filipe Falcão, foi selecionado para um festival na África do Sul. Trata-se do South Africat HorrorFest. Esta é a 6ª edição do festival, que acontece, de 27 de outubro a 5 de novembro, na capital Cape Town.

O documentário de Filipe também foi selecionado para um outro festival. Desta vez, nos Estados Unidos. Trata-se do Knoxville Horror Fest, no Tennesse. Ele está concorrendo na categoria Tourism, para cineastes não norte-americanos. O festival, que está no seu segundo ano, acontece entre os dias 22 e 23 de outubro.

Solving Problems já foi exibido no Festival of Fantastic Film 2010, que aconteceu em outubro, em Manchester, Inglaterra, e é um documentário em curta-metragem sobre cineastas independentes de filmes de terror na Inglaterra. Esse documentário surgiu quando Filipe estava fazendo um dos seus projetos de conclusão de mestrado na Inglaterra. Como o curso é em Jornalismo Televisivo Internacional, cada aluno, além da monografia, precisa produzir um documentário de 8 minutos. Paralelamente ao projeto da faculdade, ele resolveu fazer a sua própria versão, com 16 minutos.

Filipe levou cerca de quatro meses para gravar e editar simultaneamente as entrevistas. Entre os diretores, destaque para o Marc Price, que produziu o longa-metragem Colin por 45 libras e apresentou o filme em vários festivais internacionais, incluindo Cannes, em 2009.