Discurso de saudação do Reitor aos candidatos ao Governo de Pernambuco

Confira abaixo o discurso de saudação do Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, aos candidatos ao Governo de Pernambuco que participaram de debate promovido pela Unicap, Instituto Humanitas e DCE, nos dias 9 e 10 de setembro, no auditório G2.

Quero dar as mais sinceras boas-vindas da Universidade Católica de Pernambuco aos candidatos e a todos aqui presentes. O presente debate é o primeiro ato de reabertura de nosso auditório, depois de uma reforma. Nada mais simbólico do que abrir este espaço da universidade ao exercício democrático e à formação da consciência crítica.

A qualidade acadêmica que buscamos é mediação para a excelência humana: queremos formar homens e mulheres comprometidos com a transformação de suas vidas e da região. Gostamos de dizer na Unicap que nosso campus é a cidade.

Nessas eleições, três iniciativas principais expressam o nosso compromisso com a democracia.

Primeiro, em parceria com a OAB e Arquidiocese de Olinda e Recife, inauguramos o Comitê contra a corrupção eleitoral que funciona na Astepi, nossa central de prática jurídica. O endereço já é conhecido da cidade tanto pelo serviço gratuito prestado como por esta iniciativa que já está em sua terceira edição.

Em segundo lugar, de 1º a 7 de setembro, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e os movimentos sociais, entramos na campanha de assinaturas pelo Plebiscito Constituinte visando a urgente e necessária reforma política. Cinco urnas espalhadas no campus, divulgação em sala de aula e outras ações, coordenadas pelo nosso Instituto Humanitas, pontuaram o mutirão de assinaturas pelo Plebiscito.

Em terceiro lugar, promovemos este debate político com os candidatos, organizado em parceria com o movimento estudantil. Com a evolução dos meios de comunicação, paradoxalmente, quase perdemos a capacidade de debater no face a face. Na verdade, a ditadura militar, que durou mais de 20 anos deixou suas marcas. Hoje, 50 anos depois, ainda estamos reaprendendo a democracia e resgatando nossa liberdade. Por isso, este exercício é indispensável para a formação universitária e para a criação de uma nova cultura política. E, para melhor prepararmos o debate, a Unicap realizou uma pesquisa interna, a qual será apresentada brevemente.

Renovo o meu agradecimento aos candidatos e aos organizadores, e, como universidade, queremos renovar a nossa aposta na possibilidade de discutir ideias e propostas para o nosso Estado e para o nosso país, de maneira respeitosa e digna dos melhores sentimentos democráticos. Bom debate!