Diretora administrativa do Hospital Esperança deu palestra sobre organização hospitalar na Unicap

Recife é hoje o maior polo médico do Norte e Nordeste e, para gerir toda essa estrutura, a capacitação dos profissionais da área, desde os médicos até a equipe administrativa, é de extrema importância. Foi visando essa capacitação que a coordenadora do curso de Gestão Hospitalar da Universidade Católica de Pernambuco, professora Conceição Silveira, e o professor do cursoVinícius Calado realizaram a palestra “Organização Hospitalar”, na noite desta terça (21), com a participação da diretora administrativa do Hospital Esperança, Iracema Costa, na sala 611 do bloco B da Unicap.

Iracema Costa, Prof. Vinícius Calado e a Coord. Conceição Silveira

“O convite à Iracema aconteceu através do professor Vinícius, e o nosso real objetivo hoje é trazer um pouco mais da realidade prática para dentro da academia. Além disso, esta turma está cursando a cadeira de Organização Hospitalar neste módulo, então a palestra veio para complementar esses ensinamentos” , frisou a professora Conceição Silveira.

Na palestra, Iracema iniciou conceituando o básico, desde os significados de saúde até hospital, para então entrar no assunto central. Em tópicos, ela foi mostrando aos alunos as diferentes modalidades de hospitais que existem hoje e todo o seu funcionamento administrativo. Também falou sobre Hotelaria Hospitalar, um aspecto que vem cada vez mais marcando e fazendo a diferença em hospitais de grande porte.

“Os hospitais empregam um grande contingente de mão de obra e o que precisamos é capacitar cada vez melhor aquele colaborador que vai ser admitido no hospital. É importantíssima uma formação acadêmica para que esse profissional tenha o embasamento teórico daquilo que ele vai viver na prática”, reforçou Iracema sobre a importância da qualificação da mão de obra hospitalar.