Diretor e atores do filme Quincas Berro d'Água conversam com alunos da Católica

Movidos pelo interesse no mundo cinematográfico, os alunos de Jornalismo lotaram a sala 510 do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco, sexta-feira (30). Para apresentar e discutir o longa-metragem Quincas Berro d’Água, o diretor Sérgio Machado e os atores Flávio Bauraqui, Frank Menezes e Irandhir Santos compareceram à instituição. O filme é baseado no livro A morte e a morte de Quincas Berro d’Água, considerado por muitos a obra-prima de Jorge Amado, e teve a primeira exibição em Pernambuco, no sábado (1º), no 14º Cine PE – Festival do Audiovisual, sendo bastante aplaudido pelo público presente.

Organizado pelo coordenador do curso, Alexandre Figueirôa, com o apoio das estudantes e integrantes do Cine Revezes Gabriela Alcântara, Laís Sampaio e Lorena Tabosa, o evento levou aos presentes curiosidades sobre a direção, preparação do elenco e produção do trabalho. “O encontro propôs a troca de experiência com as pessoas. Saber quais são as opiniões do público é um ponto importante. Contribui para pensarmos o filme”, explicou o diretor.

Para iniciar o encontro, foi exibido o making-of que disponibilizou informações sobre a relação de Sérgio Machado com o escritor Jorge Amado, verdadeiro responsável pelo início da parceria entre o cineasta e o diretor Walter Salles. O vídeo proporcionou um panorama geral da trajetória do atual trabalho, mostrando cenas de bastidores e agregando depoimentos do diretor, da preparadora de elenco, Fátima Toledo, e dos atores Paulo José, Marieta Severo, Mariana Ximenes, Flávio Bauraqui, Frank Menezes e Irandhir Santos.

A trama se desenrola a partir da vida do funcionário público Quincas que, cansado do cotidiano de sua vida, resolve largar a profissão e o título de marido exemplar para revolucionar a rotina, caindo na boemia e passando a ser frequentador assíduo de bordéis e bares da capital baiana. Ele é encontrado morto em sua cama. Os amigos ficam inconformados com a tragédia e resolvem roubar o corpo. O objetivo da ação é oferecer-lhe uma última noite de farra.

DivulgaçãoQuincas é interpretado pelo renomado ator Paulo José que, apesar de enfrentar há 17 anos o mal de Parkinson, não mediu esforços para se entregar ao papel de maneira intensa. Devido ao estado de saúde fragilizado, foram construídos dois bonecos semelhantes ao artista. Mas ambos não foram muito utilizados. O engajamento do protagonista obrigou a direção a dispensar o uso dos “dublês”, fazendo, naturalmente, com que muitos esquecessem do fato. “Quando começou o ensaio, eu não lembrava mais da doença e nem da idade dele. Ele fazia a gente esquecer. Sempre chegava mais cedo. Até quando não atuava, ficava o dia inteiro querendo ajudar”, comentou o diretor.

A trilha sonora de Quincas Berro d’Água foi ressaltada por Sérgio Machado. “Ela é rica, elegante, quase uma opereta.” O responsável pelo resultado é Beto Villares, que estava presente no encontro na Católica.

O filme foi finalizado há poucos dias. Os dois meses de ensaio serviram para os atores aprenderem as diversas formas de como carregar Paulo José. Ator do longa Madame Satã, Flávio Bauraqui falou da experiência difícil, mas simultaneamente prazerosa, de participar do elenco e sobre a relação em geral do ator com papéis. “Não existe personagem, é você naquela situação. Espero que todos gostem e se identifiquem com o filme que é genuinamente brasileiro”, salientou. Já o baiano Frank Menezes falou sobre o aspecto contraditório e peculiar que o longa representa. “A comédia é só para quem assiste, nós que atuamos sofremos muito com a história durante a gravação”, contou.

O pernambucano Irandhir Santos relatou a precoce relação que teve com as obras de Jorge Amado e o quanto admira as obras do diretor. “Sempre acompanhei o trabalho de Sérgio e me surpreendi com a forma como ele conduz tudo. Ele dirige com o coração”, enfatizou Irandhir. O artista está muito feliz por realizar uma vontade antiga: participar de um filme gravado em Salvador.

A estreia de Quincas Berro d’Água será dia 14 de maio, em todos os cinemas do país.