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Diretor do MEC discute as diretrizes curriculares para o curso de jornalismo no 13º ENPJ

Na noite desta quarta-feira (21), o 13º Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo (ENPJ) foi palco para o 4º Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Jornalismo. A discussão teve como tema “Os trâmites e o processo jurídico-administrativo de implantação das novas diretrizes curriculares nacionais em Jornalismo na esfera governamental e no âmbito de cada curso”. O único palestrante da noite foi o diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Paulo Roberto Wollinger. A mediação ficou sob a responsabilidade do vice-diretor de Relações Institucionais do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Sérgio Luiz Gadini.

Paulo Roberto Wollinger destacou a importância da educação superior no Brasil, se referindo também à qualidade na educação, relatando, inclusive, que vários cursos com déficit qualitativo já foram fechados. “A educação no Brasil tem que deixar de saturar a capital e ‘emburrecer’ o interior”, destacou, citando o número reduzido de faculdades no interior dos estados.

Wollinger defendeu ainda a implantação das novas diretrizes curriculares para o curso de jornalismo como sendo muito importante para a consolidação do mesmo. A colocação do curso de jornalismo numa área tão abrangente como a da comunicação social acaba por dificultar no enfoque que é dado à formação. Para ele, “ser formado em Comunicação Social com qualquer habilitação é complicado por perder a essência da profissão, devendo, assim, ser estirpada qualquer habilitação, em qualquer curso, trazendo, com isso, uma maior adesão ao curso de jornalismo, com identidade própria”.

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