Dia Internacional da Mulher na Católica começa com reflexão sobre qualidade de vida

Fotos: Angélica Zenith

O Dia Internacional da Mulher na Universidade Católica de Pernambuco começou com uma proposta bem reflexiva. A professora e coordenadora do curso de Arquitetura da Unicap, Andréa Câmara, fez palestra sobre “O papel da arquitetura na qualidade de vida e na saúde”. O evento que faz parte da 10° Semana da Mulher na Católica foi realizado no 1° andar do bloco D e reuniu alunos dos cursos de Direito, Jornalismo e Arquitetura.

O que seria uma cidade saudável? Foi com esse questionamento que Andréa iniciou sua apresentação. A professora comparou algumas fotos antigas das principais ruas do Recife com as atuais. O objetivo foi mostrar para os estudantes as modificações que aconteceram na cidade e que prejudicam a qualidade de vida das pessoas. “A cidade é feita para os carros”, destacou Andréa.

Ruas compartilhadas, ambientes mais arborizados, áreas de lazer entre outros aspectos foram levantados pela professora como sugestões de melhoria para o urbanismo do município. “A cidade não é saudável porque nós arquitetos e urbanistas não pensamos mais em espaços abertos”, concluiu a professora. O trecho do filme “Praça Walt Disney” complementou a apresentação da docente que fez questão de manter um diálogo aberto com os alunos que participaram do encontro.

Para enriquecer ainda mais o clico de debates, a professora de Arquitetura da Católica Clarisse Duarte também participou como palestrante. Ela apresentou um trabalho feito por alunos de Arquitetura da Universidade que participaram de um concurso internacional em 2007.  O tema foi “A integração entre o público e o privado”. “Dez alunos nossos tiveram que projetar intervenções no interior da Universidade. Foi uma experiência maravilhosa para os estudantes”, reiterou Clarisse.

Silvino Ferreira, 27, está no 9° período do curso de Arquitetura da Unicap e fez questão de participar do encontro. “As palestrantes são minhas professoras e o que elas falaram aqui, elas dizem durante o ano todo para a gente. Por isso, fiz questão de participar”, disse.

Joana D’arque - Estudante do 1° de Arquitetura

“Esse debate enriqueceu meu lado profissional e pessoal. Acabei de chegar na Universidade e fico feliz em saber que a Católica promove eventos assim”. A afirmação foi da aluna do 1º período de Arquitetura Joana D’arc, 30. Já para a estudante do 9° período de Arquitetura Samile Germana, 23, “o evento é importante porque aborda a questão do conforto das pessoas. A falta de qualidade de vida dos cidadãos implica em vários setores de sua vida”, frisou Samile.

A 10° Semana da Mulher na Católica, que este ano traz como tema “Mulher, fraternidade e saúde”, numa referência à Campanha da Fraternidade 2012, termina nesta quinta-feira (8)