Dia de Santo Inácio de Loyola celebrado com missa na Unicap

Foto: Paulo Maia

O Dia de Santo Inácio de Loyola foi marcado pelo clima de confraternização que tomou conta de professores, alunos e funcionários da comunidade acadêmica da Universidade Católica de Pernambuco. Para alguns, a ocasião também serviu de reencontro pós-férias. A missa, realizada no fim desta tarde (31) na Biblioteca, teve entre os convidados representantes de instituições de ensino superior jesuíta da Europa: o Reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Pe. François Xavier Dumortier; o Vice-Reitor da Universidade Católica de Lille (França), Bruno Cazin; e o Reitor da Universidade de Namur (Bélgica), Yves Poulet.

Foto: Daniel França

Logo na chegada, os convidados eram recepcionados com uma exposição de 12 banners que contavam um pouco da história do santo homenageado. Desenhos coloridos feitos seguindo a linguagem do cordel por Hime Navarro. Na programação da missa, outra novidade: a nova marca da Companhia de Jesus, que será apresentada oficialmente ao público nesta quarta-feira (1º).

Nova marca dos jesuítas

A celebração também foi marcada pelas comemorações do aniversário de 13 anos de ordenação sacerdotal do Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Ribeiro Cirne; e pelos dois anos de ordenação do Padre Sérgio Mendonça. Ainda durante a missa, a comunidade foi apresentada aos três jesuítas aprendizes (juniores) que vieram do Juniorado de João Pessoa para estudar na Unicap. “Eles não vieram por causa de Suape, mas por decisões jesuítas”, brincou o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, que celebrou a missa. E foi neste clima descontraído que Padre Pedro antecipou o abraço da paz, normalmente previsto para o final da cerimônia.

Na homilia, Padre Pedro ressaltou os ideais de missão e identidade de Santo Inácio destacando a necessidade de “refundação” da Companhia de Jesus, criada não somente por Loyola, mas também por um grupo de estudantes franceses que conviveram com ele. “Não somos perfeitos, mas queremos colocar até os nossos defeitos à disposição dessa causa. O que falta na Unicap é o que me dinamiza”, disse o Reitor ao se referir ao perfil “inquieto” de Loyola.

No final, Padre Lúcio Flávio agradeceu a presença de todos e aproveitou para dar informes sobre a Semana Docente e o Fórum de Funcionários sua programação de oficinas. Em seguida, convidou a todos para um coquetel, servido ali mesmo na Biblioteca.