Dia da Matemática é comemorado com Ciclo de Palestras na Unicap

Ciclo de Palestras - Matemática Unicap
Fotos: João Lucas Gama e Elano Lorenzato

Em comemoração ao Dia da Matemática, 6 de maio, o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Católica de Pernambuco realizou, na noite desta terça-feira, na Sala Multiuso, no 1º andar do bloco D, a palestra “Aplicação da matemática na inteligência computacional”, proferida pelo professor da UPE Mêuser Valença. O encontro faz parte do Ciclo de Palestras do curso, que acontece até esta sexta-feira (9), sempre às 18h30.

Segundo o Currículo Lattes, o professor Mêuser Valença possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Ciências da Computação (Inteligência Computacional) pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Atualmente é Professor Adjunto III da UPE (Universidade de Pernambuco) atuando no departamento de sistemas computacionais (DSC). Tem experiência na área de desenvolvimento de modelos matemáticos para previsão, otimização e controle. Em Ciência da Computação atua principalmente na área de Inteligência Computacional: Redes Neurais Construtivas (previsão, classificação, reconhecimento de padrões), Computação Evolucionária, Enxame de Partículas, etc.

Ciclo de Palestras - Matemática UnicapApós as boas-vindas e a apresentação feita pelo coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, professor José Carlos Argemiro da Silva, o professor convidado deu início à sua palestra. Professor Mêuser Valença começou cumprimentando os presentes e disse que essa era a terceira vez que vinha à Unicap, a convite do professor João Carlos. Em 2012, abordou algumas aplicações da matemática na Engenharia Civil, já que é a sua formação, e em 2013, apresentou a evolução das tecnologias que vinham do futuro misturando com matemática.

“Hoje, eu vou passar um filme que mostra onde começou meu envolvimento com a matemática, com a computação, para onde é que me virei e tentar fazer um link para vocês de onde eu tenho usado isso e o que nos espera do futuro nas várias áreas. Então eu vou explorar as várias áreas, não apenas para matemáticas, para as várias engenharias, para física, ou seja, o que é que vem de futuro de aplicações, que a gente vê por aí, que são as partes de inteligência computacional. Cada dia que se passa, vocês vão ver que as pessoas querem coisas inteligentes. Todo mundo quer um celular mais inteligente, todo mundo quer uma casa inteligente, todo mundo quer um carro mais inteligente. Então, tudo isso passa por técnicas inteligentes e, por trás disso, vocês vão ver que é tudo matemática”, apresentou Mêuser Valença.

Em seguida, foi exibido um vídeo sobre o enchimento do lago da barragem da Hidrelétrica de Xingó, localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12 quilômetros do município de Piranhas e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco. O objetivo foi mostrar que a preparação para tal operação, na década de 1980, precisou de muita simulação e estudo para evitar danos ambientais e aos ribeirinhos que dependem do Rio São Francisco. Todo trabalho foi feito usando a matemática, já que naquela época os recursos computacionais eram limitados.

Ciclo de Palestras - Matemática Unicap“As pessoas, muitas vezes, estão acostumadas a falar de engenharia e, na minha época quando se falava em engenharia se dizia que o engenheiro civil é a pessoa que só constrói casa e o engenheiro dizia que para se construir casa não precisava de matemática. Ele esquecia que existe o calculista, ele esquecia que existia outras coisas que são feitas que não apenas tomar conta da obra. Uma vez escutei uma conversa de um grupo de engenheiros, que dizia que não sabia porque estudou tanto cálculo na universidade se não usou isso para nada. Foi aí que eu falei, pois eu tenho trabalhado minha vida toda usando cálculo, usando matemática. Quando comecei minha vida profissional fui apresentado a duas equações diferenciais, que era o fluxo no rio e ganhei a minha vida, 35 anos, com essas duas equações diferenciais. Pura matemática! Ainda hoje, trabalho justamente com aplicações, resolução de sistema de equações não-lineares, inversão de matrizes e sistemas de gradientes, tudo matemática”, comentou professor Mêuser.

Acompanhe, em vídeo, outro trecho da palestra do professor Mêuser Valença.

Ciclo de Palestras - Matemática Unicap

O coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Católica, professor José Carlos Argemiro da Silva, avalia a importância do evento. “Este Ciclo de Palestras é muito importante porque você vê que a matemática vai além da sala de aula. Ela pode ser utilizada, como bem o professor Mêuser falou, nas áreas das engenharias, física, química, computação. As palestras beneficiam aos alunos para terem novos horizontes e se motivarem ainda mais.”

O Ciclo de Palestra continua nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, às 18h30. Confira as temáticas e locais das palestras na programação abaixo.

Palestra 2: “Elementos históricos da Geometria Não Euclidiana.”
Palestrante: Prof. Dr. Vicente Francisco de Sousa Neto (UNICAP)
Data: 08/05/2014 (quinta-feira)
Local: Bloco D – 6º andar – sala 605

Palestra 3: “O teorema fundamental do cálculo.”
Palestrante: Prof. Dr. Joaquim Tavares de Melo Neto (UNICAP)
Data: 09/05/2014 (sexta-feira)
Local: Bloco A – 8º andar – sala 810