Boletim Unicap

Dia da Esperança disponibiliza 51 serviços à população de Jaboatão

Fotos: Rayza Oliveira

A Universidade Católica de Pernambuco, a Rede Globo Nordeste, a Unesco, o Exército Brasileiro e a Prefeitura de Jaboatão do Guararapes realizaram, sábado (6), o Dia da Esperança, no 14º Batalhão de Infantaria, em Jaboatão.

O evento, que teve como tema “A Esperança que nos move”, disponibilizou 51 serviços para a população, como emissão de documentos, como Identidade, Certidão de Nascimento e cartão de Livre Acesso; exames médicos, como aferição de pressão, exame de vista, avaliação odontológica; capacitações, como palestra sobre orientação profissional; atividades recreativas, como oficinas de brinquedos reciclados;  atividades esportivas, como atletismo e futebol, e atividades culturais, como apresentação do Palhaço Chocolate.

Os portões foram abertos às 9h e milhares de pessoas tiveram acesso aos serviços oferecidos até as 15h. Em seguida, o Palhaço Chocolate comandou a festa até as 17h, quando se encerraram as atividades do Dia da Esperança.

Fotos: Maria Aline Moraes

Muitas autoridades estiveram presentes ao evento, entre as quais o Tenente Coronel Ribeiro, comandante do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado; o comandante Almeida Gomes, do Estado Maior da Armada; Brigadeiro Pinto Machado, comandante do 2º Comando Aéreo Regional; Coronel Lidércio Januzzi, coordenador da Aeronáutica no Projeto Forças do Esporte; Celso Coli, diretor Regional da Rede Globo Nordeste; Alcivam Oliveira, coordenador de Extensão da Universidade Católica de Pernambuco e coordenador do Espaço Criança Esperança Jaboatão; e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes.

Os convidados conheceram as obras da sede e do teatro do Espaço Criança Esperança, construção orçada em cerca de R$ 800 mil e financiada pelos parceiros, Invicto; Galettus, Setta Combustíveis, Esposende Calçados e Vitarella.

Confira depoimentos de algumas autoridades sobre o evento:

Tenente Coronel Ribeiro, Comandante do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, Regimento Guararapes, considerado o mais tradicional Batalhão de Infantaria do Exército brasileiro.

“O Dia da Esperança é sempre uma oportunidade de algo melhor. É uma mudança, é uma transformação na vida de centenas de jovens que não têm um horizonte e é uma oportunidade que está sendo dada para que eles conheçam o outro lado da vida. Eu tenho uma fé e uma convicção muito grande, pelo tempo que eu tenho acompanhado, e também pela participação, a questão da parceria com várias instituições, que este projeto tem tudo para ser bem-sucedido. Eu não poderia estar mais feliz, estou fazendo o que eu gosto, não estou abandonando aquelas atividades que são finalísticas e também estou tendo a oportunidade de contribuir com a população do entorno de Jaboatão.”

Comandante Almeida Gomes, serve no Estado Maior da Armada, coordenador da Marinha no Comitê Gestor do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte.

“O Dia da Esperança é uma oportunidade que eu vislumbro que se dá aquelas pessoas menos favorecidas, aquelas que não têm um acesso tão fácil a atendimento médico, acompanhamento de saúde, de ter essa oportunidade de fazer uma consulta, fazer uma verificação médica, sem contar, também, que no caso das crianças, elas têm oportunidade de ter contato com outras atividades, atividades recreativas, de diversão. Nós temos aqui alguns esportes radicais e que elas, às vezes, só veem isso na televisão e aqui elas vão ter oportunidade de participar disso também.”

Brigadeiro Pinto Machado, comandante do 2º Comando Aéreo Regional, em Jaboatão dos Guararapes.

“O Dia da Esperança é um projeto maravilhoso. É a união da gente com a comunidade, principalmente com a sociedade mais carente. A gente podendo estender a mão, dividir os meios, participar juntos de um grande conjunto da sociedade organizada, as prefeituras, o governo do estado, a academia representada por suas faculdades, suas universidades. É um evento que eu diria de puro civismo e congregação de toda a sociedade. O futuro do país está nas crianças, isso é sabido. No entanto, é prático. Se a gente mostra para as crianças os objetivos, mostra para a criança que o nosso país oferece as mesmas oportunidades para todas as pessoas, a criança se identifica com um sistema organizado do governo, que é a própria sociedade. Ela passa a acreditar que poderá chegar aonde quiser. Poderá concretizar os seus sonhos, sendo de fato um cidadão, uma cidadã útil para o seu país.”

Coronel Lidércio Januzzi, coordenador da Aeronáutica no Projeto Forças do Esporte.

“O Dia da Esperança é uma ação cívico-social feita por um grande órgão, uma grande instituição de caráter nacional, no caso a Rede Globo, fazendo o seu Criança Esperança, o Dia da Esperança. São instituições dessas, de caráter nacional, que costuram a nacionalidade brasileira. Então este Dia da Esperança traz cidadania para as pessoas, com exames médicos, emissão de documentos, entre outros. Apoiamos o Criança Esperança cedendo parte do nosso patrimônio, uso em comodato, que inaugura-se hoje o ginásio poliesportivo  do Criança Esperança aberto a toda a população. É a interação da população e o quartel.”

Celso Coli, diretor Regional da Rede Globo

“O Dia da Esperança é um dia no ano em que toda a população mais carente espera. É uma oportunidade dela utilizar os serviços de uma maneira muito mais rápida e até prazerosa do que comumente teria que ser. Além disso, eu acho que é um momento da gente se encontrar e todo mundo junto trabalhar pelo bem dessa criançada toda que tá precisando cada vez mais, nesse país. A gente tem consciência que o poder público, hoje em dia, sozinho não consegue resolver esse problema, por mais que se faça, por mais competente que o poder público seja, a sociedade precisa dar a mão e fazer alguma coisa. Esse projeto é uma parceria de empresas que sabem disso e resolveram agir. Então, é a Globo, a Unesco e todos os nossos parceiros que colaboram e a população que faz a sua contribuição e ajuda a gente a cumprir os objetivos do projeto.”

Alcivam Oliveira, coordenador de Extensão da Universidade Católica de Pernambuco e coordenador do Espaço Criança Esperança Jaboatão

“É um grande dia para o Espaço Criança Esperança de Jaboatão e para a população de Jaboatão, porque é uma grande oportunidade que a gente oferece para a comunidade. Além do atendimento pontual o ano todo para um conjunto de crianças e famílias, conseguimos ampliar esse atendimento, atingindo pelo menos quatro a cinco mil pessoas. Estamos na expectativa de 30 mil atendimentos este ano. É uma outra forma do Criança Esperança estar a serviço da sociedade, junto com os parceiros e é a oportunidade também de ampliar as parcerias. Além das cinco entidades gestoras que são parceiras, a Universidade Católica de Pernambuco; a Prefeitura de Jaboatão; o Exército Brasileiro , com o Comando Militar do Nordeste; a Rede Globo Nordeste e a Unesco, nesse momento nós agregamos dezenas de outras entidades, instituições que vêm colaborar conosco com este serviço para a comunidade. Então junta tudo isso, é um momento importantíssimo para o Criança Esperança, atende e dá visibilidade.”

” Porque a Universidade Católica está engajada nesse projeto? Porque se trata de uma atividade de extensão. Significa dizer, é uma atividade por meio da qual nós fazemos duas coisas. Nós vamos à sociedade numa perspectiva propositiva para solução de problemas e não apenas para geração de conhecimento  e, por outro, damos oportunidade de formação para os nossos alunos e para os nossos professores. Participar de um projeto desse é a oportunidade de se encontrar com a realidade e nada melhor para a gente se formar como gente, como acadêmico e como profissional do que o encontro com a realidade.”

Foto: Rayza Oliveira

Elias Gomes, prefeito de Jaboatão dos Guararapes

“Trazer o Criança Esperança para Jaboatão nos dá a certeza de que nós estamos no caminho certo, buscando os parceiros certos para fazer a boa política pública. Uma política em que a gente integra o estado em todas as suas esferas, a sociedade, a iniciativa privada e os meios de comunicação, pilotado pela Rede Globo, demonstra que a capacidade de fazer depende da capacidade de articular e integrar a ação. Por isso, eu tenho certeza que o Criança Esperança Jaboatão será referência no Brasil e vai render muitos e bons frutos e a prefeitura participa disso com muito entusiasmo. Não fazemos apenas, por uma questão formal, pelo exercício do dever, mas fazemos isso com alma, com amor, com entrega, com doação, porque isso nos emociona, isso faz acontecer a mais importante obra de um gestor que é governar para a posteridade, que é governar para ter gerações futuras bem-sucedidas e vitoriosas. Este dia é uma festa, as pessoas têm acesso à cidadania e ao lazer. Eu sempre que venho trago minha mulher, meus filhos e meus netos.”

print
Compartilhe:

Deixe um comentário