Designer da Católica participa de projeto que estimula a leitura em Camaragibe

Imagens: facebook.com/pg/historiasdomeupovo

O designer e funcionário da Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco, Java Araújo, participou nesta segunda-feira, dia 2, em Camaragibe, município da Região Metropolitana do Recife, do Projeto Histórias do Meu Povo. O objetivo do projeto é ensinar 125 estudantes da Rede Pública do município, com idades entre 6 e 12 anos, a serem protagonistas da própria história, por meio de oficinas e atividades, onde, no final, suas narrativas serão reunidas em um livro.

Java Araújo atuou como facilitador na oficina de Ilustração voltada para a construção do livro. Na aula desta segunda-feira, o artista trabalhou um exercício colaborativo, onde, no primeiro momento, as crianças, em duplas, desenhavam a mão de seu parceiro e depois preenchiam com imagens de coisas que eles desejavam para sua dupla. “Esse conteúdo se torna um desenho narrativo, ou seja uma ilustração e a mão, no caso, simbolizou o gesto de doar e desejar coisas boas ao próximo”, disse Java. No segundo momento, a proposta foi fazer um desenho colaborativo, como a divisão da turma em dois grupos, onde a atividade foi desenhar um corpo e preenchê-lo com coisas que eles desejam para a comunidade e para seu próximo. Segundo Java Araújo, a intenção dos dois exercícios era estimular o trabalho em grupo e a coordenação motora, por meio de atividades lúdicas, além de mostrar a diferença entre desenho e ilustração.

O Projeto Histórias do Meu Povo, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Funcultura, está sendo realizado em cinco locais simultâneos no município. Entre as oficinas, estão a de contação de histórias, ilustração, musicalização e cartonagem. Por meio delas, os participantes vão conhecer os gêneros textuais e as histórias da própria comunidade. Cada estudante vai confeccionar, artesanalmente, um livro sobre as suas experiências.

Segundo as idealizadoras do projeto, a produtora Eliz Galvão e a pedagoga e contadora de histórias Roma Julia, o trabalho é direcionado para crianças com dificuldade de aprendizado. “Queremos mostrar a elas que são capazes de aprender e escrever suas próprias histórias”, destaca Eliz.

O produto final do trabalho será um livro, com tiragem de 1.250 exemplares, que vai ser distribuído entre as crianças, seus familiares e as escolas do município. Para marcar o lançamento, os autores realizarão sessões de contação de histórias. Para Roma Julia, coidealizadora do projeto, o que a motivou promover tal ação foi assegurar o direito de toda a criança e adolescente a ter acesso à literatura. “A questão da publicação dos textos tem como objetivo valorizar a produção dos jovens. Ter um livro na estante que eu mesma escrevi, dá mais vontade de ler e, quem sabe, produzir outros”, afirma.