Desfile de cães rouba a cena na manhã desta segunda-feira na Católica

Fotos: Carolina Nogueira

“Amigo cão, cão.cão,cão au, au, au.Rrrrrrrrrrrrrrrrr meu cachorrinho, amigo cão, cão, cão au, au, au uma gracinha de cão, ele é meu amigão”. Foi ao som da música “Amigo cão” que os alunos da Universidade Católica de Pernambuco tiveram um intervalo intitulado de “o mais fofo”. Quem passou pelo hall do bloco G, na manhã desta segunda-feira,(2), pôde perceber que o ambiente estava mais animado. Estudantes do 3º módulo do curso tecnológico de Eventos, em parceria com o Movimento de Defesa dos Animais de Pernambuco (MDA), promoveram o I Dogs Fashion Day. Um desfile de cães que estão à espera da adoção.

A ideia de promover a ação, segundo a aluna do curso de Eventos da Católica, Íris Rafaela, surgiu a partir da disciplina que aborda como fazer eventos expositivos. A partir disso, os alunos pensaram em promover um desfile, mas que fosse algo que fugisse ao comum.“Quisemos chamar a atenção de todos para uma causa importante, que é a adoção de cães abandonados. Então, procuramos o MDA, e fechamos uma parceria. Logo, vimos que poderíamos juntar o útil ao agradável e promover o desfile diferenciado, como havíamos pensado antes”, explica Rafaela.

O principal objetivo do desfile foi o de levar a consciência da adoção para dentro da Universidade e mostrar que as pessoas podem aderir ao lema – “Por que comprar, se eu posso adotar?”.  De acordo com a coordenadora de comunicação do Movimento de Defesa dos Animais de Pernambuco (MDA), Goretti Queiroz, “este evento também é uma forma de promover os três principais princípios do MDA, que são o cuidado, o resgate e a adoção desses cães”. “Queremos que as pessoas saibam que, quando elas optam pela compra, elas estão contribuindo com um comércio irresponsável desses animais. Muitos deles sofrem com maus-tratos, são criados somente para procriar e gerar lucro a terceiros e muitas vezes são abandonados em condições precárias”, denuncia Queiroz.

Após o desfile, foi feito um sorteio de rifas, ao preço de R$ 5, que tinha como prêmio uma sanduicheira Grill, cujo objetivo foi o de arrecadar fundos para a construção de um abrigo para os cachorros de Dona Terezinha, uma senhora de 80 anos que, após ter sido internada com Mal de Parkinson, teve os seus animais abandonados na rua por seus filhos. “Os filhos de Dona Terezinha não quiseram cuidar de seus cachorros. Os nossos protetores resolveram pegar esses animais e cuidar deles até que houvesse um lar onde eles pudessem ficar”, explicou a coordenadora de comunicação do MDA, Goretti Queiroz.

As expressões de afeto e carinho podiam ser vistas nos olhos de cada cachorrinho. Todos demonstraram alegria por estarem sendo o centro das atenções. A alegria dos bichinhos emocionou alguns estudantes que se comoveram com a ação do desfile. Muitos se não adotaram o cachorrinho na hora, prometeram divulgar a causa. Quem já adotou um cachorrinho diz que não tem preço que pague a alegria de poder ter um amigo para conviver e diz ser um crime o comércio desses animais. “Acho um abuso essas lojas que pegam os animais e vendem. Muitas vezes, eles não têm o cuidado necessário com os animais e muitos acabam até sofrendo maus-tratos e, no fundo, eles não cuidam, não dão carinho, usam o bichinho como uma mercadoria. Depois acontece o que vemos sempre, abandono desses seres indefesos. É por isso que eu optei pela adoção, pois sei que posso dar carinho e atenção ao meu bichinho e sei que ele foi resgatado de maus-tratos”, comentou a aluna do curso tecnológico de Fotografia da Unicap, Gabriela Lucena. Os presentes também podiam ainda comprar adereços para os cãezinhos adotados.

O que é preciso para adotar?

Para adotar um cãozinho, o interessado(a) deve ser maior de idade, preencher um termo de guarda do animal e apresentar xerox da identidade, junto a um comprovante de residência.Para outros esclarecimentos de como encontrar o seu fiel companheiro, o Movimento de Defesa dos Animais de Pernambuco disponibiliza o site – www.mdape.org.br. Os alunos do curso tecnológico de Eventos da Unicap também possuem uma comunidade no Facebook, sobre o evento, basta entrar e curtir a página –  www.facebook.com/DogFashionDay.

One Comment