Democratização da comunicação é tema de debate na Unicap

Para celebrar a Semana Nacional da Democratização da Comunicação, realizada de 13 a 20 de outubro, a Universidade Católica de Pernambuco promoveu um evento para discutir o tema. O debate, que aconteceu no bloco G4, na quarta-feira (16), foi coordenado pela integrante da ONG Auçuba – Comunicação e Educação do Recife, Rosa Sampaio.

A ação foi realizada pelo Fórum Pernambucano de Comunicação, em parceria com o Instituto Humanitas Unicap (IHU), visando ampliar a discussão sobre a liberdade de expressão. Outro grupo que participou do evento foi o Projeto Rama, que apoia empreendimentos de economia solidária, uma dos setores a ser beneficiado pela democratização da comunicação.

Encontros como este têm o objetivo de divulgar a ideia da necessidade de ampliar a pluralidade de vozes na imprensa brasileira, defendida pela Lei da Mídia Democrática. “Articular os movimentos sociais, as universidades e estudantes de comunicação social é importante para recolher assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular”, comentou Marco  Levay, integrante da Escola Nordeste da Cult e um dos organizadores da palestra.

1392048_549217121815974_705462898_nA Lei da Mídia Democrática busca regulamentar alguns artigos da Constituição e assim democratizar a comunicação. Aumentar a produção de conteúdo regional, impedir a formação de conglomerados midiáticos e não permitir que políticos sejam donos de emissoras são algumas das reivindicações.

Durante o evento, foi exibido um vídeo produzido pelo Centro de Cultura Luiz Freire, sob a direção do militante Ivan Moraes. A produção audiovisual, feita em formato de cordel, questiona o sistema de comunicação brasileiro. Declamado por personalidades, como Leci Brandão e Xico Sá, a literatura criou um clima de descontração entre os participantes do encontro.

“Precisamos entender a comunicação como uma política pública, do mesmo modo que a saúde e a educação, e lutar pela melhoria deste nosso direito”, foi este o incentivo deixado por Rosa Sampaio ao público.