Debate sobre Fóruns Inter-Religiosos é sucesso de público na Unicap

Foi com o auditório do CTCH lotado que a terceira reunião do Seminário sobre Ensino Religioso em Pernambuco aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco. Organizado pelo Instituto Humanitas e pelo Mestrado em Ciências da Religião da Unicap e pelo Fórum Diálogos, o evento contou com a participação de professores  de escolas públicas e privadas.

Por volta das 9h30, representantes de Barreiros, Limoeiro, Nazaré da Mata, Arcoverde, Vitória e das Regionais Recife Norte, Recife Sul, Metro Norte e Metro Sul se encontraram no primeiro andar do bloco B para a segunda oficina do evento.

Neste encontro, foram abordadas as experiências e Fóruns Inter-Religiosos. Exemplos práticos foram apresentados por diferentes grupos que atuam na área. A maneira como se tratar religião nas escolas continuou sendo o principal mote do projeto.

Entre os componentes da mesa, estava o Pastor e Prof. representante da Escola Estadual Senador Petrônio Portela, Moisés Germano de Andrade. Moisés destacou seu trabalho para tentar mostrar aos estudantes a importância de se conhecer novas religiões. “O aluno tem a sua religião, mas ele também sabe que tem a necessidade de conhecer outras”, disse.

O membro do Instituto Humanitas da Unicap e mestre em Ciências da Religião, Carlos Vieira, representou na ocasião, o professor Gilbraz Aragão, coordenador do Fórum. Carlos apresentou o Fórum Coexist de Diálogo Inter-religioso. Em seguida, lembrou que é um grande erro debater sobre religiões, nesses fóruns, a partir de uma perspectiva pessoal de fé. “Devemos calar a nossa voz interior ou o que entendemos ser a verdade, para compreendermos a perspectiva da verdade apresentada pelo outro. Afinal, não existe uma verdade, existem apenas interpretações”, disse ele.

A mesa principal contou ainda com o promotor e representante do Fórum Diálogos, Westei Conde; professor Constantino José Bezerra Melo, da Erem Beberibe, e Mariano Vicente, funcionário da Unicap e representante  do Observatório Transdisciplinar das Religiões. Por volta das 10h30 o debate abriu para perguntas da plateia.