Curso de Psicologia promove Fórum sobre Economia Solidária na 8ª Semana de Integração

O curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco vai promover, no dia 6 de outubro,  o 2º Fórum de Intervenção Psicossocial, com o tema “Economia Solidária: o que a Psicologia tem a ver com isso?”. A organização do evento está a cargo da professora  Maria Aparecida Craveiro, juntamente com os alunos da graduação. O tema deste ano, busca a sintonia com a proposta da 8ª Semana da Integração, que é discutir os aspectos econômicos e políticos que compõem o cenário da sociedade brasileira na contemporaneidade.

A Economia Solidária diz respeito a um campo multiforme de iniciativas – empresas de autogestão, cooperativas, variadas formas de organização associativa e grupos comunitários informais – todas sustentadas por uma ética da solidariedade, da partilha. Essas experiências provocam um envolvimento com problemas sociais e com questões da cidadania, além de vislumbrarem uma nova articulação entre subjetividade e trabalho.

“Pretendemos, com este Fórum, favorecer reflexões sobre os subsídios que o conhecimento produzindo pela Psciologia pode trazer para que empreendimentos solidários possam ser bem-sucedidos e para que se construam relações pautadas numa ética solidária, gerando saúde e bem-estar psicossocial para grupos e comunidades”, enfatizou a professora.

O Fórum acontece no dia 06 de outubro, no auditório G1.  As inscrições podem ser feitas através do site www.unicap.br/siusc .

Informações: (81)8847.4051/ 8790.5272/ 8888.7724

PROGRAMAÇÃO:

Mesa Redonda 1: Psicologia e Economia Solidária: interfaces e perspectivas

• Economia Solidária e Desenvolvimento Local – Felipe Moraes  (Coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP – FAFIRE)
  • Contribuições da Psicologia para um empreendimento solidário: a experiência da Cor do Coque – Aurino Lima Ferreira (Programa de Extensão da UFPE “Coque Vive” parceria com o NEIMFA )

Mesa Redonda 2: Compartilhando experiências

• Empreendimento econômico solidário no ramo de confecção e customização –  Cristina Souza (Ateliê Moda Recife)
  • Empreendimento econômico solidário no ramo da agricultura familiar e agroecologia – Luis Damião (Associação de Produtores Agroecológicos – ASSIM )
  • Fortalecendo vínculos solidários: a experiência da Equipe de Psicologia na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FAFIRE – Lígia Duarte ( profª. da FAFIRE).Comunicação : Consumo Consciente: você pratica? – Thomas Enlazador  ( Educador e Permacultor – Centro Eco- Pedagógico Bicho do Mato )

Mesa Redonda 3: Solidariedade e bem-estar psicossocial

• Cidadania, dádiva e redes sócio-humanas no campo da saúde – Paulo Henrique Novaes Martins de Albuquerque (profº da UFPE)
  • Alianças societárias, práticas solidárias: dispositivos favorecedores do bem estar psicossocial –  Ana Lúcia Francisco (profª. da UNICAP)