Curso de Psicologia homenageia a professora Amparo Caridade

Professores e estudantes de Psicologia da Católica estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (31)  a fim de prestar uma homenagem à professora Amparo Caridade, que faleceu há dois meses em decorrência de um câncer. Na ocasião também foi celebrado o Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto.

O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, abriu o evento ressaltando que o pioneirismo da Católica se reflete no curso de Psicologia, que trouxe o primeiro doutorado para a instituição. Ele lembrou também que até se chegar a esse nível foi preciso muito trabalho e história por parte da Unicap.

Sobre a professora Amparo Caridade, Padre Pedro disse que “se conhecem as pessoas pelo impacto que elas causam na vida das pessoas”. O Reitor falou também a respeito do plantio de 60 árvores no campus para comemorar os 60 anos da instituição. Algumas delas receberão nomes de pessoas que contribuíram com a história da Universidade e um desses nomes será o da professora Amparo.

Em seguida, a professora Ana Lúcia realizou a leitura de um texto de uma das aulas de encerramento proferidas por Amparo Caridade. “Há um que de desterro na saudade, mas ela é algo que fica na alma de todos, fazendo vínculo e nutrindo sentido”, dizia um dos trechos. Em outro momento, Caridade diz que é uma honra sentir saudade, sendo doloroso não ter por quem senti-la. As homenagens à docente seguiram com uma agradecimento em nome da família, feito por sua nora, Gisele Caridade, que falou do prazer que a professora sentia em lecionar.

O professor Zeferino Rocha apresentou uma reflexão sobre a esperança. Ele passou por diversos pensadores e momentos históricos e concluiu falando sobre os sonhos. “Viver o sonho é olhar o amanhã sem perder o hoje. É não se contentar apenas em sonhá-lo, mas se empenhar em realizá-lo.

A cerimônia foi concluída com a exibição de um vídeo de Amparo Caridade realizado em 1997. Naquela ocasião, a professora lançou o livro Sexualidade, corpo e metáfora. Amparo chegou a ser chefe do Departamento de Psicologia da Unicap, do qual fazia parte desde os anos 80.