Curso de Psicologia da Católica comemora 50 anos na sexta-feira

Professora Albenise é a coordenadora do curso

O curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco completa neste mês de outubro 50 anos de fundação. Para celebrar a data, a coordenação preparou uma solenidade especial que vai contar com as presenças de ex-alunos, estudantes, professores e funcionários do curso no próximo dia 21 de outubro, das 9h às 16h, no auditório G2 da Unicap. A programação conta com três mesas-redondas intituladas Saber Fazer: por uma Psicologia que se transforma; Inserção da Psicologia nas Políticas Públicas; e A Psicologia Organizacional e do Trabalho na construção do trabalhador cidadão.

Pais de Ana estudaram na Unicap

Em cinco décadas de existência, o curso de Psicologia da Unicap formou 4.452 profissionais. Uma trajetória marcada pela tradição da Católica e seus valores humanísticos. Quem já está em clima de saudade desse ambiente é Ana Cristina Azevedo, 22 anos. A estudante do 10º período irá se formar no fim deste ano. “No segundo período, eu já estava amando o curso. A Católica sempre foi meu referencial. Meu pai estudou computação e a minha mãe pedagogia aqui”, conta ela, que pretende passar mais um ano na Universidade como voluntária da Clínica de Psicologia.

Outra que está vivenciando ao máximo a experiência na Universidade é Nayana Jacques, 22 anos, 10º período. “Sempre tive boas referências da Unicap em Psicologia Clínica, área que sempre quis atuar”, explica ela que já planeja entrar no Mestrado na mesma área oferecido na Católica.

Nayana pretende pesquisar Psicologia Clínica

Linaldo quer se aposentar para se dedicar à psicologia

Até mesmo quem já possui uma graduação opta pela Católica na hora de voltar aos estudos. É o caso de Linaldo Costa, 57 anos, também do 10º período. Ele já é formado em Direito, Letras e tem MBA em Gestão de Pessoas pela UFPE. “O diferencial do curso da Católica está nos professores. São muitos com mestrado, doutorado e até pós-doutorado. A produção acadêmica é ótima. Percebo o comprometimento e a disponibilidade deles para nos orientar”, elogia Linaldo, que está prestes a se aposentar do Banco do Nordeste e já pensa em adotar a psicologia como nova profissão. “Quero atender em clínica”, planeja.

Usar o conhecimento adquirido nas salas de aulas da Unicap em prol da comunidade também está nos planos de Gilton Rezende, 48 anos, 10º período. Bacharel em Teologia e irmão leigo franciscano, ele atua como mestre de noviços da província franciscana de Santo Antônio no Brasil. “Desejo integrar o conhecimento da espiritualidade com o conhecimento da ciência da psicologia para compreender melhor os jovens com os quais trabalho”, disse Gilton, que faz parte da diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Gilton trabalha com jovens

O sentimento de carinho pela Unicap também é alimentado por quem já se formou. É o caso do ex-aluno Alexandre Teles. “A Católica fundamentou meus princípios. Sou grato por ter passado por essa Instituição”, disse ele.

Alexandre se sente gratificado por ter passado pela Unicap

Para a coordenadora do curso, professora Albenise de Oliveira Lima, tantos elogios dos alunos se transformam em motivos a mais para comemorar. “Esse reconhecimento todo é sinal de que estamos fazendo valer os pilares da Universidade: Qualidade acadêmica que visa a excelência humana”.

Vestibular – O Vestibular 2012 irá oferecer vagas no curso de Psicologia. O curso é oferecido nos turnos da tarde e noite. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4172