Curso de produção de vídeo e fotojornalismo encerra com sucesso

Foto: Gabriela Almeida

Por Carolina Oliveira

Produto do jornalista Evaldo Costa, junto ao articulador Valtércio Rufino e o diretor Francisco de Assis, o curso de produção de vídeo e fotojornalismo aliou prática à teoria ao reunir 18 alunos em sala de aula na cidade de Parari, situada no Cariri Ocidental, Paraíba. A iniciativa partiu do Centro Cultural do Cariri (CUCA) e contou com o envolvimento de alunos e professores da Unicap entre os dias 16 e 23 de janeiro.

A aula-inaugural, ocorrida no dia 16 de janeiro, ficou a cargo do Professor Pedro Nunes e teve como cenário o município de Taperoá (PB), cidade-natal do escritor Ariano Suassuna. Até o dia 23 do mesmo mês, as atividades relativas à produção e edição de vídeos e documentários foram exercidas das 8h ao meio-dia. Os ensinamentos partiram de Juliano Domingues, coordenador do curso de Jornalismo da Unicap; do professor Leonardo Filipe Ariel e do cinegrafista Sávio Pereira.

No dia 3 de fevereiro, os alunos taperoaenses puderam conferir o resultado de seus trabalhos junto aos monitores Alexandre Cunha e Tássia Melo, na sala 501 do bloco A. Diretor do registro Jorrando Cultura Ao Vivo, Alessandro Guedes, a convite de Juliano Domingues, marcou presença. Ao longo da tarde, foi apresentada aos alunos a referida produção, uma das primeiras gravações em Blu-Ray e HD, que mostra o show realizado em setembro de 2008 no Teatro de Santa Isabel pela Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Após ouvirem as experiências do diretor, os 18 presentes conheceram a estrutura de TV do curso de Jornalismo da Católica, conferindo posteriormente a apresentação do cantor Silvério Pessoa, no auditório G2.