Curso de Medicina recebe novos alunos com uma semana de programação especial

Semana medicina 2Para dar as boas vindas e apresentar um pouco mais do que o curso oferece aos seus alunos, a coordenação de Medicina da Unicap realiza, desde segunda-feira (3), a Semana de Acolhimento para os novos estudantes da área. Na manhã desta quarta-feira, os alunos participaram de uma palestra com representantes do município de Olinda e do Governo de Pernambuco, a fim de debater sobre o Sistema Único de Saúde, o SUS. A secretária de Saúde de Olinda, Dra. Tereza Miranda, e o diretor geral de gestão regional da Secretaria de Saúde do Estado, Dr. Mario Moreira, ficaram responsáveis por esclarecer aos estudantes sobre o funcionamento do SUS, desde a estrutura até os pontos positivos e negativos no funcionamento do programa.

Semana medicinaOs convidados deixaram claro que toda a população utiliza o Serviço Unificado de Saúde, mesmo que de uma forma indireta. “O SUS é o responsável pela vigilância sanitária, pelo SAMU e todos utilizam esses serviços básicos. O SUS não é só para uma população mais carente, que não tem condições financeiras de ter um plano de saúde particular”, disse Dra. Tereza.

A coordenadora do curso de Medicina, professora Erideise Gurgel da Costa, utilizou do mesmo raciocínio para explicar a escolha do tema na Semana de Acolhimento. “O SUS é o sistema que regula tudo sobre a saúde no Brasil e todos nós estamos inseridos no programa, de forma direta ou indireta. Então, é importante que o aluno já fique inserido na sociedade entendendo a forma como ele vai atuar como cidadão-médico.”

A programação da Semana de Acolhimento se estende até a próxima sexta-feira (7), quando os alunos irão visitar os hospitais Maria Lucinda e Santa Casa, parceiros da universidade.