Curso de Matemática conquista conceito 3 na avaliação do MEC

O curso de Matemática da Universidade Católica de Pernambuco recebeu conceito três na avaliação feita pelo Ministério de Educação (MEC), em uma escala de um a cinco. Desde 1948, a licenciatura integra a lista de graduações da instituição, formando diversos profissionais para atuarem no campo da docência.

O resultado fortaleceu as perspectivas e análises por parte do coordenador do curso, professor Vicente Francisco. Para ele, o diferencial da licenciatura da Universidade se dá pela organização e boa formação dos alunos. “A Católica é, de fato, uma instituição bastante organizada. Além disso, outro ponto positivo do curso é o apoio concedido pela coordenação e professores de Matemática aos estudantes, em atividades organizadas por eles mesmos”, comenta Vicente.

Um exemplo dessa relação entre alunos e coordenação é a Semana da Matemática, que ocorre anualmente na Universidade, com a participação dos estudantes em toda a organização. Outro aspecto destacado é o envolvimento dos estudantes com o projeto Fé e Alegria e o programa Católica In, quando eles próprios ministram palestras para estudantes do ensino médio.

“Nós percebemos o quanto os alunos são empenhados e interessados pelo curso”, afirma. Em relação à estrutura, o coordenador teceu elogios ao corpo docente, constituído por dez professores. Segundo ele, para subir ainda mais na avaliação, a estrutura pode melhorar ainda mais, ao construir um laboratório específico do curso.

O professor Vicente também destacou outra ação do curso e da Coordenação de Graduação. Como mais uma iniciativa de apoio aos estudantes, a Católica enviou projeto direcionado ao MEC, para que os alunos dos cursos de Matemática, Física, Letras e Pedagogia obtivessem bolsas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).