Curso de Licenciatura em Química da Católica desenvolve equipamento de baixo custo

CYMERA_20150511_090710

O professor do curso de Licenciatura em Química da Católica Rafael Nascimento desenvolveu o Fotômetro de Absorção na Região do Visível, capaz identificar a concentração das substâncias através da cor e do tom que elas apresentam. Ele pode ser usado para a análise de água, para determinação de ferro, de cinética de reação de quanto o material se degrada com o tempo a partir da diminuição da coloração. O fotômetro ainda está em fase de testes e será apresentado no Encontro da SBQ (Sociedade Brasileira de Química) Regional.

CYMERA_20150511_090726

O equipamento de quantificação analítica de substâncias foi proposto inicialmente para que as disciplinas de análise instrumental fossem agilizadas, principalmente para que haja a integração entre a eletrônica e a química. “Este é o primeiro equipamento analítico desenvolvido na Universidade com a função de determinar concentrações e fazer estudos como cinética química”, disse Rafael.

Após a otimização do equipamento, o intuito é aplicá-lo em sala de aula para que cada aluno tenha acesso ao fotômetro individualmente. A Universidade possui o equipamento, mas em uma forma comercial, maior e mais caro, custando entre R$ 60 mil e R$ 80 mil, enquanto o instrumento desenvolvido pela equipe custa em média R$ 200. Além do baixo custo, para que ele funcione, é necessária apenas uma bateria de 9 volts, ou seja, pode ser levado no bolso.