Curso de Licenciatura em Matemática da Católica recebe conceito 4 do MEC

969432_570738059662322_161573142_nO curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Católica de  Pernambuco está comemorando o resultado geral da avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC). Atingindo a nota quatro, em uma escala de um a cinco,  o curso é considerado “muito bom” . Os resultados foram divulgados oficialmente na última sexta-feira (29), após uma visita de dois dias dos representantes da comissão de avaliação do MEC. Foram analisados três critérios para se chegar ao resultado:  a análise do projeto pedagógico, a infraestrutura e a qualificação do corpo docente.

O coordenador, Profº José Carlos Argemiro, ressaltou a importância do curso de Matemática dentro do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade: “Após o curso de Engenharia Civil ser classificado como “muito bom”, tirando a nota quatro,  ficamos bastante satisfeitos em receber a notícia de que o curso de Matemática também recebeu a mesma conceituação. Afinal, ele é  a  base do Centro de Ciências e Tecnologia, devendo ser muito bom e estar muito bem em todos os critérios”.

SOBRE O CURSO:

Além de possuir um corpo docente bastante estruturado e competente, o curso de Licenciatura em Matemática oferece aos seus alunos o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), que possui duas finalidades: favorecer a formação inicial dos alunos que serão futuros professores de matemática, além de contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores formadores. O laboratório também promove uma integração entre os cursos de Pedagogia e Matemática. Lá estão disponíveis dez microcomputadores com jogos educativos e softwares matemáticos selecionados cuidadosamente pelo corpo docente, a fim de favorecer o raciocínio lógico da matemática e da geometria na educação básica.

O curso também possui um Núcleo de Apoio ao Discente (NAD), oferecendo  aulas de apoio e espaços reservados para estudo, além de incentivos ao desenvolvimento de projetos de pesquisa. Segundo o Profº Argemiro, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) realiza reuniões de15 em 15 dias, visando discutir as melhorias necessárias para a graduação. Um dos objetivos da comissão formada por doutores e mestres da matemática é ampliar os projetos de extensão relacionados ao curso.