Curso de Jornalismo discute novas práticas de trabalho e mercados emergentes

O passado, presente e futuro se encontraram no anfiteatro do bloco G4, na noite desta segunda-feira (20), durante o encontro Jornalismo e Indústrias Criativas: novas possibilidades de narrativas e campos de trabalho, promovido pelo curso de Jornalismo da Unicap.

É o segundo ano da programação, que tem como objetivo evidenciar as novas práticas de trabalho e novos mercados emergentes para quem é jornalista e pensar fora da caixa sobre as possibilidades relacionadas à produção cultural e empreendedorismo.

Em uma série de rodas de conversas, os convidados expuseram suas trajetórias e perspectivas sobre mercados emergentes, práticas criativas, possibilidades narrativas e trabalho. O encontro foi mediado pelos professores Andrea Trigueiro e Dario Brito.

Os convidados desta primeira noite foram os ex-alunos da Unicap: Léo Tabosa , jornalista, escritor, gestor cultural e diretor da Pontilhado Cinematográfico e Produções Culturais e Artísticas LTDA; Paulo Floro, jornalista e um dos fundadores da Revista O Grito!; Juliana Leitão, jornalista e uma das fundadoras do coletivo cultural Casa de Máquinas; Camila Pires, que atua em comunicação interna e externa e assessoria de imprensa; Fernando Carvalho, da agência de comunicação especializada em mídia digital indoor, a Videoporto Digital; e Neusa Rodrigues,  jornalista e sócia da produtora audiovisual Alumia.

A iniciativa do curso de Jornalismo teve como objetivo  permitir, já no começo do ano letivo, um primeiro contato dos calouros com o universo atual da área. É importante ampliar os campos e as possibilidades, principalmente para a turma que está chegando agora.

Confira a programação do segundo dia:

21.02 | Mediação: Andrea Trigueiro e Lula Pinto

Pedro Severien – Diretor de cinema

Cineasta e ativista do campo da comunicação e da cultura. Formado inicialmente em Jornalismo, estudou cinema em Bristol, na Inglaterra, onde concluiu mestrado em realização audiovisual como bolsista do Chevening Programme. Seus trabalhos em curta-metragem – Loja de Répteis, Canção para minha irmã, Rodolfo Mesquita e as monstruosas máscaras de alegria e felicidade, entre outros – foram selecionados para dezenas de festivais nacionais e internacionais como Tiradentes, Kinoforum, IndieLisboa, Molodist, Clermont-Ferrand, Havana e Cartagena. Seu primeiro longa-metragem enquanto diretor, Todas as cores da noite, foi lançado no final de 2015. Pedro faz parte de coletivo audiovisual do Ocupe Estelita e integra outros movimentos sociais, como o Ocupe Cine Olinda. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, ministra oficinas de roteiro e direção, e prepara-se para filmar seu segundo longa-metragem Fim de Semana no Paraíso Selvagem.

Ulisses Brandão – Viu Cine

É jornalista e cineasta. Trabalhou por dez anos na TV Jornal, onde desenvolveu especiais, como “Gonzagão” , “As Marias” e “Coque: um novo olhar”, vencedores do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo. Atualmente, dirige a produtora Viu Cine, especializada em conteúdo pra cinema e televisão. Na empresa, coordena as séries de animação “Além da Lenda” e “Pedrinho e a Chuteira da Sorte”, além do longa-metragem de ficção “Recife Assombrado”.

Rafael Marroquim – Rima Consultoria em Comunicação

Mestre em Comunicação e sócio-diretor da Rima Consultoria em Comunicação. Atua como consultor nas áreas de comunicação pública e política e desenvolve projetos culturais, a exemplos de séries para TV

Rosário de Pompéia – Le Fil

Mestre em Comunicação com foco em indústrias culturais, estudando a formação da mídia pernambucana e as suas relações de poder. Especialização em Ciências Políticas, graduada em Jornalismo pela Unicap. Teve experiências em assessorias de imprensa, portais, jornal impresso e foi uma das fundadoras do ombudspe- blog que monitorava a imprensa pernambucana. Trabalhou muito tempo com organizações sociais construindo com comunidades indígenas e quilombolas projetos focados em direito à comunicação. Há 10 anos, fundou a Lefil, empresa pioneira em soluções digitais para negócios.

Rute Pajeú – Grão Comunicação e Cultura

Atuou na Rede Globo e no Ministério da Cultura. Atualmente é sócia proprietária da Grão Comunicação e Cultura, um empreendimento criativo especializado em Gestão da Cultura, Assessoria e Consultoria para Projetos Culturais e Produção Artística. Formado por produtores, ativistas sociais, artistas e comunicadores, cuja finalidade é fazer da arte um elemento transformador da sociedade. Atua na elaboração de projetos de interesse social, gestão de projetos culturais, assessoria técnica de artistas e grupos culturais e para projetos corporativos.