Curso de História realiza viagem para conhecer tribo indígena no interior do estado

O curso de História da Universidade Católica de Pernambuco promoveu no último dia 17 de maio uma viagem para conhecer uma tribo indígena no interior do estado de Pernambuco. Quinze alunos da graduação foram acompanhados do professor Tiago da Silva César numa viagem até a cidade de Pesqueira, no Agreste pernambucano.

Lá, os estudantes visitaram a tribo dos Xucurus e tiveram a oportunidade de conhecer comunidades indígenas de outras partes do estado, já que no dia da viagem se realizava uma Assembleia sobre a importância da água para as tribos.

O tema da Assembleia foi A água é o sangue da Terra  e nomeou a XIV Assembleia do povo Xucuru, que ocorreu na Aldeia de Pedra D’água. “Os alunos puderam ver não só a articulação do povo Xucuru do Ororubá, como também tiveram a oportunidade de observar os usos, costumes e a mobilização sociocultural de preservação de sua cultura”, disse o professor Tiago César.