Curso de História promove projeto de extensão de resgate a acervo documental
|O curso de História da Universidade Católica de Pernambuco está promovendo um projeto de extensão de resgate de acervos documentais históricos. A ideia é realizar um resgate do acervo documental da Santa Casa de Misericórdia do Recife.
Para o coordenador do projeto, o professor Tiago da Silva Cesar, a ideia é fazer uma organização de toda a massa documental da instituição. “O objetivo é higienizar, organizar e conservar a massa documental gerada pelas instituições que ao longo dos séculos estiveram sob a tutela e administração da referida instituição”, disse ele.
A Santa Casa de Misericórdia de Olinda foi a primeira irmandade criada no Brasil, por volta de meados de 1539, e todo seu patrimônio e arquivos foram absorvidos. Para ajudar o professor nesse trabalho, foram selecionadas as estagiárias do curso de graduação em História, Valeska Maria Ferreira da Silva e Mônica Pontes da Silva Bento.
O projeto teve início no dia 1º de abril, mas o contato com o acervo começou, precisamente, no dia 2 de junho e as atividades estão sendo realizadas no antigo Convento de Santa Tereza, em Olinda.