Curso de História e Instituto Dom Helder Camara realizam oficina de Preservação Documental em Arquivos

O Curso de História da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Instituto Dom Helder Camara (IDHeC), realizarou na tarde da última segunda-feira, dia 18/11, a oficina “Preservação Documental em Arquivos”. Ministraram as aulas, Lindomar Alves, Mariana Prudente e Maruza Campelo, alunas do Curso de História, supervisionadas pelo Prof. Dr. Walter Amaral, da Unicap, e pela bibliotecária Vanuzia Cavalcanti  do IDHeC. As atividades ocorreram no Laboratório 5, do Centro de Tecnologia da Informação (CTI), da Católica, contando com a participação dos alunos do Curso de História.

A oficina teve com proposta proporcionar aos participantes algumas técnicas acerca do processo de conservação de documentos manuscritos, através de conhecimentos teóricos e práticos. Nesse sentido, foram utilizados como amostragem, cópias de cartas e fotografias do acervo do Centro de Documentação Dom Helder Camara, instituição na qual as ministrantes realizam estágio por meio do Projeto de Extensão “Preservação do acervo documental Dom Helder Camara”, coordenado pelo professor Walter Amaral.

A bibliotecária, Vanuzia Cavalcanti, ressaltou a importância da oficina para a sociabilização do conhecimento de diversos tipos de documentação existentes no acervo do Centro de Documentação Dom Helder Camara, como cartas, fotografias e periódicos, bem como a importância do uso de instrumentos de proteção “como luvas, máscaras e toucas, que devem ser utilizados pelos pesquisadores para se evitar o contato com alguma bactéria e para conservação dos documentos”, finaliza Vanuzia Cavalcanti.