Curso de Gestão Hospitalar tem alta procura de profissionais formados

O curso superior tecnológico de Gestão Hospitalar oferecido pela Universidade Católica de Pernambuco teve uma alta procura por profissionais que já atuam no mercado de trabalho na área de Saúde. Só para se ter uma ideia, segundo a coordenação do curso, cerca de 50% dos alunos da primeira turma já possuem uma graduação no currículo. “Além de hospitais, nossos alunos atuam em empresas ligadas ao setor de saúde, como por exemplo empresas de material hospitalar”, explica a coordenadora do curso, a professora Maria Luiza Timóteo.

Maria do Carmo Medeiros, 52 anos, é formada em educação física. Há dez anos ela atua na equipe de humanização do Hospital da Restauração. O trabalho visa facilitar e melhorar a relação médico, paciente e familiares. “Apesar de eu ter feito capacitação, eu precisava deste curso (o de Gestão Hospitalar). As aulas daqui vão aperfeiçoar minhas tarefas e minhas atitudes no HR”, explicou ela, acrescentando que trabalha junto com assitentes sociais, psicólogos e gestores.

Maria do Carmo trabalha no HR e resolveu estudar na Unicap
O curso de gestão Hospitalar da Católica também está fazendo ex-alunos retornarem à Universidade. Luciana Mendonça, 33 anos, formou-se em Ciências Econômicas pela Unicap. Atualmente, ela trabalha na administração de uma agência de publicidade, a DADPA. Ela foi categórica ao falar sobre o que a motivou a fazer o curso tecnológico da Católica. “O momento vivido por Pernambuco e o fato de minha família administrar um hospital”, disse ela se referindo ao Hospital e Maternidade Beneficente Armindo Moura, localizado na cidade de Moreno, Região Metropolitana do Recife.  “Minha tia já pensa em se aposentar e não há ninguém na família interessado em tocar o hospital, por isso eu procurei me capacitar”.
Luciana vai administrar hospital da própria família
Mas a primeira turma de Gestão Hospitalar conta também com alunos que escolheram o curso para inicar a vida profissional. Adriana Oliveira, 22 anos, é técnica administrativa. Sempre sonhou em entrar na área de saúde e encontrou na Católica a oportunidade ideal. “O curso é muito bom, o mercado é promissor porque não há tantos
Adriana está de olho no mercado de gestores hospitalares

profissionais com essa qualificação. Além disso, a Unicap tem reconhecimento nacional e internacional”, disse ela.

E se depender da grade curricular, a expectativa dos alunos será superada. O projeto pedagógico foi desenvolvido com 40% das disciplinas na área de saúde, outros 40% na área administrativa e 20% de formação geral. “Fizemos uma parceria com professores do Centro de Ciências Sociais e do Centro de Ciências Biológicas e Saúde”, diz a professora Maria Luiza. O curso superior tecnológico em Gestão Hospitalar é oferecido no turno da noite com duração de dois anos e meio. A mensalidade é diferenciada: R$ 395,00. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4003.