Curso de Fotografia da Unicap realiza abertura do 1º semestre de 2020

O curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco comemora, este ano, 10 anos de existência. Para celebrar a data, a coordenação do curso, realizou a abertura do 1º Semestre de 2020, com uma programação especial. Os professores acolheram os alunos veteranos e novatos, durante três dias, de 17 a 19 de fevereiro, com palestras e informes sobre o curso e sobre a Universidade. O evento aconteceu no Anfiteatro do 3º andar do bloco G4.

Participaram do encontro, como palestrantes, professores, funcionários e ex-alunos de Fotografia. Na segunda-feira, dia 17, o professor da UFPE, Cesar Castanha, abordou as “Parábolas em movimento: a fotografia no cinema de Felinni”, numa homenagem ao centenário do cineasta italiano, e o ex-aluno da primeira turma do curso, Daniel Fonseca, falou sobre o “Mercado, fotografia e suas possibilidades”.

A programação do dia 18, trouxe uma homagem ao centenário de nascimento da escritora Clarice Lispector. A professora do curso de Jornalismo, Stella Maris Saldanha, apresentou o tema “Uma casa para Clarice”. “Minha fala é basicamente uma provocação. É o centenário de Clarice e ela é, seguramente, uma das maiores escritoras da língua portuguesa, não só uma escritora brasileira, que passou sua infância no Recife. Clarice teve quatro endereços diferentes na capital pernambucana, a primeira casa foi na Praça Maciel Pinheiro, depois ela morou em duas casas na Rua da Imperatriz e, por último, antes da família mudar para o Rio de Janeiro, ela morou na Avenida Conde da Boa Vista. A casa que aparece na memória afetiva da escritora é a casa da Maciel Pinheiro. A obra de Clarice é marcada profundamente por essa memória afetiva e ela não tem, digamos assim, nenhuma memória, nenhum registro da sua passagem pelo Recife. Clarice não tem uma casa no Recife e, por esse motivo, eu coloquei o tema desse encontro “Uma casa para Clarice Lispector”, disse Stella Maris.

O último dia do encontro (19) homenageou o centenário de nascimento do Poeta João Cabral de Melo Neto, apresentado pelo professor do curso de Letras da Unicap, Robson Teles, com o tema: “Paisagens do rio: imagens sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto” Acompanhe, abaixo, a entrevista que o repórter Júlio Cesar gravou com o palestrante.

Em conversa com a reportagem do Boletim Unicap, a coordenadora do curso de Fotografia, Renata Victor, fala sobre a Abertura do Semestre.: “Esse acolhimento, a gente já faz há alguns anos, nesse formato de palestras e oficinas, envolvendo os alunos que estão chegando com os alunos veteranos. Nesses encontros, o aluno se sente literalmente acolhido e percebe que é um curso muito dinâmico, com atividades de extensão, parcerias, atividades interdisciplinares. É uma mostra do que a agente pratica dentro da nossa grade de trabalho. É um momento de celebração, que eles começam a conhecer um pouco da Universidade e dos colegas de seu turma e de outras turmas. Tem outra coisa muito importante, nesse semestre nos estamos celebrando os 10 anos do curso”, destaca Renata Victor.