Curso de Fisioterapia promove ciclo de palestras

Iremar 2
José Iremar (à dir)

O curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco promoveu nesta segunda-feira (22) o I Ciclo de Palestras em Comemoração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência celebrado em 21 de setembro.

O evento, coordenado pelas professoras  Ana Karolina Pontes de Lima, Cláudia Fonseca de Lima e Cristiana Brito, reuniu alunos e professores na sala de teleconferência do bloco G4 para uma tarde de palestras. Ao todo, foram seis palestrantes que contaram suas histórias de reabilitação e superação. A programação contou também com um recital de poesias da professora Francisca Mota.

O primeiro a falar foi  o sociólogo José Iremar. Em reabilitação por conta de uma paralisia cerebral, o idealizador da ONG Inclui PE destacou a importância da humanização no processo de formação do fisioterapeuta. “É isso que vai ajudar a gente a conquistar a independência. A humanização qualifica o trabalho do fisioterapeuta”.

Linha de raciocínio compartilhada pela coordenadora do curso, professora Cristiana Machado. “O fisioterapeuta não pode pensar só no corpo do paciente e sim no ser humano que está ali se reabilitando. Buscamos no curso um conceito de reabilitação que reintegre a pessoa à sociedade em sua plenitude”.

Michel
Michel Peneveyre

Um outro palestrante foi o coordenador da ONG Rodas da Liberdade, Michel Eric Peneveyre. Há 24 anos, o ex-jogador de futebol suiço se acidentou ao mergulhar num rio da Tailândia. Ele fraturou a coluna e a lesão medular o deixou tetraplégico. “O fato de ser atleta me fez não ter medo de fazer esforço e isso foi um grande motivador na minha busca por superação”. Michel passou dez meses num árduo programa de reabilitação na Suíça.

Através de amigos brasileiros, ele conheceu Porto de Galinhas. O encanto com as belezas naturais o fez fixar residência na praia pernambucana. Atualmente, a instituição que ele coordena desenvolve um turismo acessível com mergulho, passeios de jangada, de caiaque e de buggy adaptados.

Parte dos recursos se transforma em cadeiras de rodas doadas a quem não tem condições financeiras de adquiri-las. Segundo ele, cerca de 250 pessoas já foram beneficiadas por esse trabalho. O Rodas da Liberdade também encaminha pessoas com deficiências a centros de reabilitação.

“Iniciativas como esta da Unicap são uma forma de motivar os futuros fisioterapeutas a ajudar a quem passa por esse difícil processo de reabilitação”, disse Michel. Além dele, Yoko Farias Sugimoto e Alex Ramalho de Alencar relataram suas experiências.

O ciclo de palestras também teve a participação da assistente social da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), Renata Maia; e da fisioterapeuta e professora de Educação Física do Centro de Reabilitação e Educação Especial de Limoeiro, Magna Katariny Oliveira de Moura. Ela falou sobre a inclusão escolar para pessoas com deficiência.