Curso de Fisioterapia da Católica tem moderna clínica-escola

Os “feras” que se inscreverem no vestibular 2011.2 para o curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco vão contar com uma das mais modernas clínicas-escola do país. Os insteressados no curso têm até esta terça-feira (28) para se inscrever no www.unicap.br. A taxa de inscrição custa R$ 80. Os candidatos podem realizar a prova, que acontece no dia 9 de julho, ou usar a nota do Enem dos anos de  2009 ou 2010, desde que tenham feito a redação. Mais informações pelo fone 2119.4143 ou pelo email coave@unicap.br. Confira abaixo mais informações sobre o curso de Fisioterapia da Católica.

Objetivos

O curso de Fisioterapia, da Unicap, tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar de forma global, assistindo o ser humano nos aspectos físico, moral, cultural, social e espiritual. A Unicap propicia a formação de profissionais que percebam o homem de forma integral, considerando-se as variáveis biopsicossocial e espiritual, bem como, as políticas econômicas e culturais que promovam a recuperação da saúde. O fisioterapeuta pode desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

Perfil Profissional

O fisioterapeuta formado na Unicap é um profissional de perfil generalista, com uma sólida base de conhecimentos gerais, nas áreas biológica e humana, e específicos no campo da Fisioterapia. O fisioterapeuta é um profissional crítico, ético, com competência técnico-científica e capacidade de promover a saúde relacionando-a à problemática específica da população atendida, considerando os fatores sociais, culturais, étnicos, religiosos e políticos.

Mercado de Trabalho

O fisioterapeuta é o profissional que presta assistência ao indivíduo, à família e à comunidade e está habilitado para atuar em equipes de saúde interdeisciplinares com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais e vários outross profissionais. O fisioterapeuta atua nos diversos níveis de atenção a saúde, desde a prevenção até a cura de estados patológicos diversos. Suas atividades podem ser desenvolvidas em hospitais a nível de UTIs, enfermarias e ambulatórios, clínicas privadas, empresas, academias de ginástica, clubes esportivos e atendimento em domicílio. A fisioterapia, hoje, tem sua com a importância reconhecida, expandindo áreas tradicionais e tradicionais e marcando presença decisiva em novas áreas atuando em pediatria, neurologia, geriatria, traumato-ortopedia, reumatologia, cardiovascular, pneumologia, gineco-obstetrícia, dermato-funcional, em prevenção e saúde coletiva.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da Unicap, aprovadas pela Resolução CONSEPE/Unicap nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela Unicap, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

O estágio curricular obrigatório tem como foco a formação específica em serviço, desenvolvido gradualmente no curso, em atividades de complexidade crescente que envolvam a observação, a prática assistida e, nos períodos finais, a prática autônoma supervisionada nas diferentes áreas, e níveis de atuação de atenção a saúde. a formação em serviço será desenvolvida de acordo com o art. 7º da resolução cne/ces nº 04, de 19/02/2002.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

• Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/Unicap foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/Unicap conta com  bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),bolsas do PIBIC/CNPq e bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela Unicap visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa instituição de ensino superior nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Por outro lado, a Unicap recebe estudantes estrangeiros das instituições de ensino superior conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.