Curso de Fisioterapia da Católica comemora Dia do Fisioterapeuta

IMG_2348

O curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco celebrou, nesta segunda-feira, 13 de outubro, o Dia do Fisioterapeuta. A comemoração aconteceu dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O curso preparou uma programação especial com palestras e atendimento gratuito à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, com Pilates; alongamento e relaxamento; orientações posturais e apresentação teatral dos Fisioterapeutas da Alegria. As atividades aconteceram no hall do bloco G pela manhã e tarde.

IMG_2360A coordenadora do curso de Fisioterapia professora Cristiana Machado conversou com a reportagem do Boletim Unicap sobre o objetivo do evento. “O objetivo é comemorar o Dia do Fisioterapeuta que completa 45 anos de existência da profissão, no Brasil, e aproximar o curso de Fisioterapia da Unicap dos outros cursos, da Universidade e da comunidade. Onde a gente pudesse oferecer uma programação diversificada com exercícios voltados ao Pilates, exercícios mais convencionais que a população pudesse levar para casa como alongamentos, relaxamentos, que pudesse associar isso ao seu trabalho, a sua vida cotidiana e mostrar as orientações posturais. O nosso maior foco é aproximar o curso da comunidade acadêmica, para que todos possam vem o que a gente faz. Quero lembrar, também, que estamos expondo aqui trabalhos de conclusão de curso que nossos alunos produzem.”

Professora Cristiana Machado falou, também, da estrutura do curso de Fisioterapia da Católica e qual o diferencial dos nossos alunos. “O aluno de Fisioterapia formado pela Unicap é diferenciado porque tem uma visão ampla do ser humano. Ele se forma generalista, com o conhecimento em todas as áreas, ele aprende o todo, desde a prevenção e a promoção a saúde; a reabilitação da pessoa nas diversas áreas como traumato ortopedia, cardiorrespiratório, intensivismo, dermato funcional, pediatria, neurologia, gineco obstetrícia, esporte. Então, o aluno tem uma variedade de conhecimentos em sua formação voltados para todas as áreas. O aluno pode atual em clínicas, ambulatórios, hospitais, UTIs, na comunidade, nas unidades de saúde da família. Então é um profissional que se forma podendo atuar em todas as áreas.”

Ainda dentro da estrutura do curso, a professora Cristiana falou da Clínica Escola. “Nós temos uma Clínica Escola Corpore Sano. É uma clínica voltada realmente para a comunidade, com preço acessível, só para manter os custos. Nela, existe desde o tratamento mais convencional como outros tratamentos mais especializados. Hoje, a gente tem projetos de extensão que trabalha com terapia manual; com osteopatia (leia mais); a gente tem o pilates; fisioterapia aquática com o acompanhamento de pacientes que tem diabetes e hipertensão; a gente tem o laboratório da dor com acupuntura. Então, além das terapias mais convencionais, voltadas ao estágio supervisionado que o aluno passa; a gente tem as outras especialidades que são realizadas por profissionais contratados. A clínica Escola é um ambiente que alia a parte acadêmica, extensão e pesquisa. Isso a torna um ambiente rico por aliar esses três pilares da educação na Católica.”

“Pela primeira vez, a gente está fazendo uma integração entre alunos da Graduação com alunos do Ensino Médio do Liceu Nóbrega. Nessa Semana de Ciência e Tecnologia, o curso de Fisioterapia também está participando da Feira de Ciência e Tecnologia do Liceu Nóbrega. Preparamos uma Oficina Blitz da Postura, onde os alunos estão aprendendo como eles vão realizar a sua apresentação na Feira de Ciência, na quinta e na sexta, para os outros alunos, pais e visitantes do evento deles”, destaca professora Cristiana Machado.

IMG_2358

Outro ponto forte do curso da de Fisioterapia da Católica é o corpo docente formado por, na sua grande maioria, mestres e doutores.