Curso de Filosofia tem novo coordenador

Danilo é ex-aluno de Karl

Os cursos de Filosofia (bacharelado e licenciatura) da Universidade Católica de Pernambuco têm novo coordenador. Quem assumiu a função foi o professor Danilo Vaz Curado. Ex-aluno da graduação, ele dará continuidade à missão do professor Karl Heinz Efken, que durante mais de 15 anos esteve à frente dos cursos. Danilo é ex-aluno de Karl. “Ele me ensinou Filosofia do Direito e Teologia 2 em 1997”, relembrou.

“Como fui aluno, voltar à  Casa é um coroamento de um trabalho. Eu acredito na prospota pedagógica do curso e me sinto muito bem em participar do processo de formação dos futuros padres”, disse Danilo ao se referir aos seminaristas que estudam filosofia na Católica. Atualmente são 100 estudantes enviados pelas quatro dioceses de Pernambuco.

O professor Danilo é bastante conhecido pelos corredores e salas de aula do bloco B. Além de ter feito a graduação em Filosofia pela Universidade, ele participou durante sete anos do Grupo Hegel Unicap, então coordenado pelo Padre Paulo Meneses. Semestre passado passou a ser professor da Católica. Danilo tem mestrado em filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco,no qual pesquisou a filosofia da religião de Hegel. Está concluindo o doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul estudando a ciência da lógica de Hegel.

Professor Karl atuará na graduação e mestrado em Ciências da Linguagem

Professor Karl –

O professor Karl Heinz Efken passou mais de 15 anos à frente do curso de Fisolofia da Unicap. Entre as conquistas obtidas pelo curso nesse período estão, na sua opinião, as avaliações do MEC e a vinda dos seminaristas das dioceses de Pernambuco para estudar filosofia na Católica. Em 2010, a licenciatura conquistou o conceito 4, numa escala que vai até 5. No começo deste ano, o bacharelado conquistou o conceito 3, mas a Universidade recorreu e a expectativa é que esta nota seja reavaliada para cima. A decisão do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, de proporcionar aos seminaristas a oportunidade de terem uma formação numa universidade foi ressaltada pelo professor Karl. “Foi uma grande conquista para a Católica. Fiquei muito feliz em poder participar da formação dos futuros padres”, enfatizou.

“Foi uma experiência bastante positiva em termos de aprendizagem. Foram anos de trabalho em equipe e muitos desafios para reestruturar o curso e atualizar o projeto pedagógico”, explica o professor, que irá se dedicar às aulas na graduação e no Mestrado em Ciências da Linguagem, no qual atua também como pesquisador. “É muito bom ter alguém que comunga com a proposta e com a missão da Unicap para dar continuidade com novas ideias”, disse Karl sobre Danilo.