Curso de especialização em literatura brasileira promove debate com o poeta romancista Wellington de Melo

DSC_1892

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu na noite desta segunda-feira (12) a visita do poeta e romancista Wellington de Melo. Ele participou de debate com os alunos da graduação em Letras e da pós- graduação em Literatura Brasileira.   Com a participação do professor de Letras da Unicap, Janilto Andrade, o evento ocorreu no auditório do CTCH. “ Quando pensamos em realizar essa discussão, tínhamos em mente algo com caráter interdisciplinar. Algo que saísse um pouco da mesmice histórica”, afirmou.

DSC_1930Wellington, além de ser poeta, é escritor e professor licenciado em Letras pela UFPE. Uma de suas publicações de maior sucesso foi ‘’ O peso do medo’’, que foi lida por grande parte dos alunos de pós-graduação. “ A verdadeira literatura é aquela  que toca o nervo da humanidade, e mexe com nosso mais profundo íntimo”, ressaltou.

O objetivo principal da palestra foi debater a literatura, trocando ideias e pensamentos. “Estamos muito bitolados a falar sobre os mesmos poetas, tais como: Carlos Drummond, Vinicius de Moraes, entre outros. Não que eles não sejam importantes, claro que são. Mas temos que falar mais a respeito da  literatura atual’’, disse o professor Janilto.

Wellington destacou uma questão importante sobre as publicações literárias:  “A poesia é um antiproduto. Muitas editoras não têm interesse em publicar obras literárias”, enfatizou. Segundo o poeta, a literatura não é interessante para o capitalismo. ” Em suas obras, os poetas costumam fazer reflexões sobre  o que está oculto na sociedade”, completou.