Curso de Engenharia Civil da Católica recebe conceito 4 do MEC

Coordenador de Engenharia Civil, Joaquim Teodoro.

O curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco comemora o resultado geral da avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Com nota quatro, em uma escala de um a cinco, o curso foi considerado “muito bom”. O resultado foi divulgado, após representantes da comissão de avaliadores do MEC  visitarem a Universidade durante  três dias, a fim de analisar o projeto pedagógico, infra-estrutura e qualificação do corpo docente.

O coordenador do curso, Prof. Dr. Joaquim Oliveira, afirma que, quando recebeu a notícia, ficou bastante  feliz, pois é a recompensa de todo o esforço e trabalho que vem sendo feito ao longo do ano: “Nós estamos desde o início do ano trabalhando para atender uma série de recomendações do MEC. A Universidade, desde a administração central até a diretoria do Centro de Ciências e Tecnologia, trabalhou na reformulação do projeto pedagógico. Foram atualizadas as bibliografias das disciplinas, adquiridos novos livros para a Biblioteca Central, atualizados os equipamentos dos laboratórios, além dos conteúdos programáticos das disciplinas. O MEC já havia começado a avaliação no semestre passado, e este semestre, veio avaliar in loco e comprovar as alterações”, afirmou.

Laboratório de Geotecnia, solos e fundações

PERFIL DO CURSO

O curso de Engenharia Civil da Católica completa 43 anos de funcionamento este ano. Já formou mais de 3 mil engenheiros e foi considerado muito bom pelo MEC também em 2010, com nota quatro. Recentemente, conquistou as três estrelas do Guia do Estudante e coleciona uma série de prêmios individuais em projetos de pesquisa. Possui um perfil generalista, dando visão a todas as áreas de atuação de um engenheiro civil: estruturas, geotécnica, estradas e recursos hídricos. São 12 laboratórios dos mais variados tipos de assuntos e áreas de atuação. O corpo docente é composto por profissionais renomados, como o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, José Mário Cavalcanti.

Oferece, ainda,  um grupo de professores que trabalha com pesquisa e pós-graduação, atrelado ao Mestrado em Engenharia Civil, e tem participado ativamente de editais e projetos de pesquisa, conseguindo captar recursos destinados a modernização de equipamentos e laboratórios. A última conquista  veio com o resultado da Financiadora de Estudos e Projetos (Finepe), na semana passada. Foram liberados R$942 mil, que serão investidos no Laboratório de Análise de Componentes Construtivos.

Reômetro

No Laboratório de Análise de Componentes Construtivos, existe um equipamento chamado de Reômetro, que é o único no Norte e no Nordeste. Foi um equipamento adquirido a partir de um projeto também da Finepe, juntamente com o grupo de Engenharia Química do Mestrado de Processos Ambientais. O Reômetro é um equipamento que ajuda na técnica recente que está sendo implantada no Nordeste de avaliar as propriedades de argamassas e concretos quando eles ainda estão no estado fresco.

Laboratório de Análise de Componentes Construtivos

O curso também possui uma linha grande de pesquisa em construção civil e  foi o primeiro Programa de Mestrado do Norte e Nordeste na área de engenharia das construções.  Atualmente, possui um projeto pedagógico que incorpora todas as novidades tecnológicas do mercado, incluindo as atividades complementares como obrigatórias. O  novo projeto pedagógico também  incentiva alunos dos últimos períodos a cursarem eletivas da pós-graduação como atividades complementares, para interagir com as atividades da Pós, integrando assim os dois níveis do curso.