Curso de Engenharia Ambiental tem novo coordenador

O curso de Engenharia Ambiental da Unicap tem novo coordenador. É o professor José Edson Gomes de Souza, 58 anos. Ele já é um grande conhecido da Universidade, faz parte da comunidade acadêmica desde 1984, quando ingressou como docente no então Departamento de Química.

Uma relação que começou antes mesmo de sua carreira como professor. José Edson é ex-aluno dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial. Mestre (1997) e Doutor (2006) em Química de Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco, o professor assumiu a nova função no último mês de agosto.

Uma de suas metas é promover a integração dos cursos da área. “Além da graduação, nós temos o NPCIAMB (Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais), o Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais e a Licenciatura e o Bacharelado em Ciências Biológicas. A área ambiental é transdisciplinar e é preciso interagir com eles”, destacou.

Edson promete movimentar o curso com eventos. Além da Semana da Química e Meio Ambiente, ele vai implantar a Quarta Ambiental . A ideia é estimular debates descontraídos todas as quartas-feiras, algo semelhante ao projeto Quinta em Ritmo de Poesia A primeira edição já tem data e horário: 10 de outubro, às 17h, na sala (113) multiuso do bloco D.

A professora do Departamento de Energia Nucelar da UFPE, Helen Khoury, é a convidada. Ela vai falar sobre a primeira cientista mulher a pesquisar radioatividade, a polonesa Marie Curie (nome adotado após o casamento, mas o de batismo era Maria Skłodowska), falecida em 1934.

Além dos eventos, o professor José Edson vai incentivar a realização de minicursos e ações junto ao público externo. “Vamos estabelecer uma parceria constante com o Instituto Humanitas Unicap. Por enquanto, estamos trabalhando na reestruturação do curso. Tenho recebido um grande apoio do colegiado e do Núcleo de Apoio ao Docente”.