Curso de Direito programa ações para o segundo semestre letivo durante Encontro Docente

Professores do curso de Direito da Católica estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (2) a fim de debater as ações do segundo semestre letivo. A reunião se inseriu nas atividades do encontro docente, que envolveu professores de todos os centros da Católica.

No primeiro momento, o diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Jayme Benvenuto,  fez uma apresentação sobre o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “É importante que o professor não seja visto apenas como alguém que dá aula, mas que também participe da gestão”, disse. O PDI define os rumos que a Universidade deve seguir na suas diversas áreas. O novo plano diz respeito aos anos 2011-2016 e entra agora na terceira das quatro etapas de sua realização.

Ele ressaltou também a importância do Núcleo de Atendimento ao Discente, entidade que vai dar apoio aos alunos em sua diversas necessidades. O professor Jayme Benvenuto lembrou que hoje em dia as pessoas vêm tendo problemas cada vez mais cedo, o que termina por se refletir no desempenho acadêmico, sendo importante medidas como a criação do núcleo.

Em seguida, a professora Catarina Almeida, futura coordenadora do curso, explicou aos colegas as atividades extraclasse a serem desenvolvidas durante o semestre letivo. Cada disciplina organizará três ações a serem desenvolvidas fora do horário das aulas, podendo ser feitas de forma individual ou em grupo e envolver até mais de um professor.

As atividades podem variar desde a análise de um filme até a elaboração de projetos. Catarina Almeida acredita que a novidade estimulará os alunos a vivenciarem de modo mais ativo o curso universitário, ao invés de receberem as informações de forma passiva. A medida valerá não apenas para o curso de Direito, mas para todas as graduações oferecidas pela Católica.

Sobre a coordenação, a professora mostrou admiração pelos colegas. “Essa equipe é formada não apenas por professores, mas por ídolos meus”, declarou.

Durante o encontro, foi apresentado o professor Marcos Netto, que assumirá a disciplina de Processo Civil a partir deste semestre. Ele concluiu a graduação em 1990, na Universidade Federal de Pernambuco. Em 2009 obteve o título de mestre em Processo Civil pela Católica. Ele também trabalha em instituições como a UFPE, Faculdade Boa Viagem e Escola Superior de Magistratura de Pernambuco (Esmape).