Curso de Ciências Econômicas tem novo coordenador

O curso de Ciências Econômicas da Católica tem novo coordenador: é o professor José Alexandre Ferreira, que ensina na Universidade desde 1999. “Já há algum tempo, existia esta necessidade de alguém à frente do curso porque o professor Leonel Morais estava acumulando a coordenação e a diretoria do Centro de Ciências Sociais  (CCS)”, explicou Alexandre.

O professor José Alexandre possui uma vasta trajetória acadêmica. Pela Universidade Federal de Pernambuco, ele formou-se em Engenharia Elétrica e fez mestrado em Economia. Fez doutorado pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, mas não defendeu a tese porque teve de voltar a Pernambuco por ter sido aprovado no concurso púbico para auditor da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

Também pela UFPE, ele concluiu doutorado em Ciência Política em 2006. O Pós-doutorado em Economia foi feito no Instituto de Estudos da América Latina da Universidade Columbia, em Nova York, em 2009.  Nos últimos anos, ele vem conciliando as atividades na Sefaz e em sala de aula. Na Unicap, o professor Alexandre é líder do grupo de pesquisa sobre Desenvolvimento Econômico Sustentável no qual orienta três alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Sobre a perspectiva à frente do curso de Ciências Econômicas, o professor Alexandre disse que vai trabalhar duas estratégias principais. A primeira vai ser a moticação dos atuais alunos com a realização de palestras, seminários e eventos com renomados profissionais do mercado. A segunda será a divulgação da graduação. “Vamos levar o máximo de informação sobre o curso de Economia à sociedade. Faremos várias visitas e apresentações em colégios para estimular estudantes do Ensino Médio”.